Armando Vergilio tratou assuntos de extrema importância, como a regulação das Associações Mutualistas
O presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergilio, esteve reunido com dirigentes do órgão regulador do mercado de seguros de Portugal tratando de alguns assuntos de extrema importância, dentre os quais a regulamentação das Associações Mutualistas.
Na ocasião, o presidente da comissão de acompanhamento do período de transição das associações mutualistas sujeitas ao regime de supervisão, Hugo Miguel Moreira Borginho, fez uma explanação do estágio atual e abordou aspectos que podem gerar alguns subsídios para um eventual processo de regulamentação das mútuas e cooperativas no Brasil. “Essas empresas têm algumas similaridades e características semelhantes às das associações de proteção no Brasil”, lembra Armando Vergilio.
Já na conversa com a presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) de Portugal, Margarida Corrêa de Aguiar, foram tratadas questões como a mediação e a evolução do mercado europeu de seguros.
Houve ainda troca de informações referentes à implantação do Open Insurance no Brasil (primeiro país a ter uma legislação própria sobre essa questão), Portugal e na Europa.
A ASF é a autoridade nacional responsável pela regulação e supervisão, prudencial ou comportamental, da atividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respetivas entidades gestoras e da mediação de seguros, em Portugal.