Festas juninas: nutricionista da rede Meu Doutor Novamed fala sobre o consumo dos quitutes típicos da época

A nutricionista Aklla Vieira, que atua na unidade Centro (Rio de Janeiro) da rede Meu Doutor Novamed / Foto: Divulgação
A nutricionista Aklla Vieira, que atua na unidade Centro (Rio de Janeiro) da rede Meu Doutor Novamed / Foto: Divulgação

Especialista dá dicas para aproveitar os eventos de forma saudável e equilibrada

Junho é mês de aproveitar as festas juninas, que acontecem em todo o Brasil e são repletas de guloseimas e salgados típicos. Milho verde, pé de moleque, doces de abóbora e batata doce, canjica, churrasquinho, salsichão entre tantas outras opções, atraem crianças e adultos. A nutricionista Aklla Vieira, que atua na unidade Centro (Rio de Janeiro) da rede Meu Doutor Novamed, reforça o valor nutricional das comidas juninas e recomenda moderação para aproveitar o que as festas oferecem.

“As comidas típicas encontradas nessas festas são bastante nutritivas. Em especial as receitas com milho, amendoim, abóbora e batata doce podem e devem ser apreciadas. O grande segredo é a moderação”, diz Aklla.

A nutricionista destaca, ainda, que o milho é rico em carboidratos e oferece diversos benefícios para a saúde, como aumento de energia. Segundo ela, o cereal também possui as vitaminas A e B, que protegem a visão, fortalecem o sistema imunológico e contribuem com a saúde intestinal, devido à quantidade de fibras e antioxidantes.

A dra. Aklla Vieira chama atenção para os cuidados com as crianças: “O milho pode ser oferecido a partir dos seis meses. Mas o grão de milho, mesmo que cozido, representa risco elevado de engasgamento, portanto deve-se ter cautela.” Ela sugere também o caldo verde e os espetinhos de carne e frango como boas opções de alimentação.

No caso dos diabéticos, a nutricionista informa que é possível manter a glicemia sob controle, desde que o consumo seja controlado. “Moderação nesses casos é a palavra-chave! É possível sim desfrutar da culinária nessas festas e ainda manter a glicemia sob controle. Porções moderadas e alimentos menos açucarados são soluções para e equilibrar as escolhas. Basta aproveitar com moderação e, logo depois, retomar a rotina de controle alimentar”, explica.

A nutricionista ressalta que o bom senso é o segredo para tudo na vida e não seria diferente em uma festa muito conhecida por sua culinária tão atrativa. “Uma sugestão é comer algo em casa antes de ir para o evento. A fome nos faz exagerar. Aproveite o momento e aprecie-o com leveza”, recomenda Aklla.

Total
0
Shares
Anterior
Livro “Legado Assegurado” do Sindseg PR/MS será lançado em Curitiba na próxima semana
Livro mostra 100 anos da presença do seguro no desenvolvimento do Paraná / Divulgação

Livro “Legado Assegurado” do Sindseg PR/MS será lançado em Curitiba na próxima semana

O registro da história do Paraná e do seguro é o grande legado para a sociedade

Próximo
Conselho Federal da OAB promove I Seminário de Direito de Seguros em Brasília (DF)
Conselho Federal da OAB promove I Seminário de Direito de Seguros em Brasília (DF) / Foto: Dorival Alves Sousa / Divulgação

Conselho Federal da OAB promove I Seminário de Direito de Seguros em Brasília (DF)

Encontro contou com painéis, debates sobre a indústria de seguros e homenagem ao

Veja também