Obra organizada pelos professores Welington Rocha e Márcio Luiz Borinelli apresenta ferramentas inovadoras para a gestão estratégica de custos e será lançada em evento no dia 19 de março
Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo, a FIPECAFI promove o lançamento do livro “Estratégia, Competitividade e Gestão de Custos”, organizado pelos professores Welington Rocha e Márcio Luiz Borinelli. O evento ocorrerá no dia 19 de março de 2025, das 18h30 às 21h30, no Espaço de Convivência da instituição, e contará com a presença de autores, familiares, colegas, players do mercado, entidades e autoridades.
A obra oferece uma visão ampla e atualizada sobre a gestão estratégica de custos, tema essencial para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental das empresas. O livro aborda desafios contemporâneos, como a redução dos ciclos de vida dos produtos e a pressão do mercado para a definição de preços. Segundo os organizadores, entender e aplicar a gestão estratégica de custos é fundamental para a construção de vantagens competitivas duradouras.
“Este livro traz uma abordagem inovadora, que busca expandir o conceito de gestão estratégica para além do ambiente interno das organizações. Ele considera as externalidades e a necessidade de planejamento em longo prazo para garantir sustentabilidade e sucesso”, destaca Welington Rocha, Diretor Presidente da FIPECAFI.
“A gestão estratégica de custos é uma pedra angular para as empresas que desejam se manter competitivas. A obra oferece ferramentas práticas e estudos que auxiliam executivos, gestores e analistas a implementarem uma administração de custos eficiente e integrada à estratégia organizacional”, reforça o Diretor Presidente.
Entre os temas abordados na publicação, destacam-se:
- Gestão e Mensuração de Custos Logísticos;
- Análise de Custos de Cadeias de Valor;
- Gestão de Custos Interorganizacionais;
- Custos de Transação em Associações Colaborativas;
- Análise de Custos de Concorrentes;
- Gestão do Custo Total para o Consumidor;
- Gestão e Mensuração de Custos do Ciclo de Vida;
- Gestão do Custo-Alvo.
A obra visa atender executivos, gestores, analistas e estudantes de pós-graduação, oferecendo um conjunto de ferramentas para transformar a administração de custos em um diferencial estratégico, que contribua para a conquista e manutenção de vantagens competitivas.
Serviço
Lançamento do livro “Estratégia, Competitividade e Gestão de Custos”
Data: 19 de março de 2025
Horário: 18h30 às 21h30
Local: FIPECAFI – Espaço de Convivência – 1º andar