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Fraudes digitais contra jovens disparam 43% no 1º semestre de 2025 e superam volume entre idosos no Brasil, revela Serasa Experian

a man looking at his cell phone in a doorway
Photo by Abdi MS on Unsplash

Período somou mais de 6,9 milhões de tentativas de golpe no país; ataques aumentaram em todas as idades, mas escalada entre pessoas com até 25 anos chama atenção

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, evitou mais de 6,9 milhões de ataques no país durante o primeiro semestre deste ano, o maior volume já registrado na série histórica do levantamento. O crescimento também foi observado em todas as Unidades Federativas (UFs), modalidades de golpe e faixas etárias. Mas, além da quantidade expressiva, um recorte por idades em 2025 acende um sinal de alerta ainda mais grave: as investidas contra jovens de até 25 anos cresceram mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando a maior taxa de aumento entre todas as idades.

“O aumento nas tentativas de fraude é um reflexo direto da crescente digitalização dos consumidores e do uso intensivo de tecnologia pelos fraudadores, que hoje conseguem aplicar golpes em larga escala e com alto grau de personalização”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez. “Ao longo do tempo, algumas nuances passam a se destacar, e a mais recente é a escalada das investidas contra os mais jovens, um público tradicionalmente menos associado a golpes”, complementa.

No primeiro semestre, foram registradas 1.042.031 tentativas de fraude contra pessoas de até 25 anos, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total foi de 728 mil. De acordo com o indicador da datatech, a curva de crescimento entre os mais jovens vem se intensificando mês a mês ao longo de 2025. O volume superou, inclusive, o observado entre indivíduos de 51 a 60 anos (946 mil) e acima dos 60 anos (837 mil). Confira abaixo o gráfico com o crescimento de investidas dos golpistas contra as diferentes faixas etárias:

“Embora tenham nascido em um ambiente digital, muitos consumidores dessa faixa etária ainda estão amadurecendo em relação à proteção de dados. A familiaridade com o meio digital pode gerar uma falsa sensação de segurança. Além disso, observamos que esses jovens têm iniciado, cada vez mais cedo, operações financeiras mais sofisticadas, como transferências de maior valor e solicitações de crédito, o que naturalmente amplia sua exposição a tentativas de golpe”, conclui Sanchez.

Apesar do crescimento expressivo entre os mais jovens, as faixas etárias economicamente ativas ainda concentram a maior parte das tentativas de fraude. Pessoas entre 36 e 50 anos representaram 33% dos registros no semestre, enquanto o grupo de 26 a 35 anos respondeu por 26,3%. Veja abaixo um gráfico com a participação por faixa etária nas tentativas de fraude no 1º semestre:

A análise da Serasa Experian também revela que, independentemente da faixa etária, os criminosos têm investido em métodos cada vez mais sofisticados de engenharia social, uso de dados vazados e tecnologias para burlar sistemas de segurança. O cenário reforça a importância da adoção de camadas múltiplas de autenticação e de soluções tecnológicas para prevenção à fraude, tanto por parte dos consumidores quanto das empresas.

Dicas aos consumidores para evitar fraudes:

  • Garantir que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfiar de ligações ou mensagens que afirmem ser do banco informando compras ou empréstimos suspeitos. Essa abordagem é comum entre golpistas e visa obter dados pessoais ou senhas de acesso.
  • Desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não transferir nenhum valor ou dado para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Dicas para empresas:

  • Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
  • Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entender profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;
  • Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente;
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica.

 

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