Iniciativa “Sementes da Inclusão” oferece suporte integral a crianças neurodivergentes e suas famílias em Pacajus (CE)
No ano em que comemora seus 50 anos de atuação global, a Fundación MAPFRE reforça seu compromisso com o desenvolvimento social no Brasil por meio de uma nova parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A colaboração viabiliza o projeto “Sementes da Inclusão”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças neurodivergentes em situação de vulnerabilidade social no município de Pacajus, no Ceará.
Voltado ao atendimento de crianças com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o projeto oferece suporte especializado por meio de ações interdisciplinares nas áreas de educação, saúde e nutrição. Além disso, busca fortalecer vínculos familiares e redes locais de proteção social, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
As atividades serão realizadas no Centro Cultural Maloca dos Brilhante, o primeiro centro cultural de Pacajus, idealizado e gerido pelo CIEDS desde 2007 como um espaço dedicado à cultura, à educação e à cidadania. O local sediará sessões de hortaterapia, atendimentos psicossociais, oficinas educativas e encontros regulares com as famílias das crianças atendidas.
“Ao longo de cinco décadas, a Fundación MAPFRE já destinou mais de 315 milhões de euros para o apoio a instituições sociais em todo o mundo, com foco no bem-estar coletivo. No Brasil, estamos ampliando nosso impacto social por meio da nova parceria com o CIEDS, que se soma a outros 15 projetos sociais atualmente apoiados no país”, destaca Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
“É fundamental fortalecer a rede de apoio para o atendimento às pessoas neurodivergentes. Não se trata apenas de uma questão de saúde pública, mas em trazer o tema de forma transversal às diferentes políticas de forma para garantir a inclusão ativa das famílias, fortalecendo seus direitos de cidadania e promovendo as autonomias permitidas para que meninas e meninos contem com seu pleno desenvolvimento. Neste sentido, a parceria do CIEDS com a Fundación MAPFRE é determinante para potencializarmos essa rede e alavancarmos impactos importantes de qualidade de vida junto às famílias mais vulneráveis de Pacajus”, coloca José Cláudio Barros, Diretor de Programas e Projetos do CIEDS.
Para conhecer todos os projetos desenvolvidos e apoiados pela Fundación MAPFRE, acesse o site: Link.