Seguradora recebeu o prêmio Innovative Workplaces 2025 por projetos que melhoraram a eficiência e experiência do cliente
A Generali Brasil foi premiada pela quarta vez no Innovative Workplaces 2025 como uma das 20 empresas mais inovadoras do país. O reconhecimento, concedido pela MIT Technology Review Brasil, destaca a combinação de estratégia e transformação digital para aprimorar a experiência do cliente, simplificar a comunicação e utilizar tecnologia de forma cada vez mais humanizada.
A seguradora adotou diversas iniciativas nos últimos anos, como a aplicação de inteligência artificial e automação em diferentes setores da companhia, além de criar a área de Experiência do Cliente para manter o consumidor no foco de todas as suas decisões.
Para Alexandre Muniz, Diretor de TI e Operações da Generali Brasil, o prêmio conquistado pelo quarto ano consecutivo confirma o compromisso da empresa com a inovação. “Nosso objetivo é oferecer aos segurados os melhores serviços. Para isso, acompanhamos tendências e novidades, mantendo-nos na liderança da disrupção do setor”, afirma.
Projetos de destaque
A Generali tem implementado ferramentas de inteligência artificial em diversas frentes. Um dos primeiros passos foi a criação de uma célula dedicada à inovação com governança própria para definir automações e gerar ganhos operacionais e de atendimento. “Na prática, essas ferramentas tornaram a operação mais eficiente e permitiram direcionar recursos para ações de maior valor estratégico”, afirma Muniz.
Outra iniciativa de sucesso é o projeto de Embaixadores do Cliente, grupo interno de gestores que difundiu a cultura centrada no segurado. A ação resultou no redesenho de jornadas em cada ponto de contato do cliente com a companhia para personalizar o atendimento, proporcionando melhorias significativas de percepção e desempenho. Prova disso é que, no primeiro semestre de 2025, houve um avanço de 15 pontos no Net Promoter Score (NPS) da seguradora em comparação com 2024.
Já o terceiro case submetido foi o do Projeto Facilita, que utiliza metodologias como Legal Design e UX Writing para simplificar o entendimento de documentações. Legal Design é uma abordagem que aplica princípios de design e da experiência do usuário ao universo jurídico, enquanto UX Writing se concentra em textos voltados para interfaces digitais, com foco em guiar o usuário de forma clara e objetiva.
A Generali continua sua agenda de inovação, ampliando a implantação das ferramentas e práticas que contribuem para a eficiência, o aprimoramento da jornada do segurado e o fortalecimento da transformação digital no setor de seguros.