Bradesco Seguros

Gestão de riscos complexos: benefícios para a sociedade

Gestão de riscos complexos: benefícios para a sociedade

Entenda mais sobre os riscos complexos e os efeitos positivos de seu gerenciamento para as pessoas, para a economia e para o meio ambiente

Sob a ótica do mercado segurador, os riscos complexos são aqueles que apresentam alta probabilidade de acontecer, mas que possuem difícil mensuração. Geralmente, os riscos complexos envolvem eventos incertos, imprevisíveis ou que apresentam múltiplas causas. Eles podem trazer impactos significativos para diversos aspectos da sociedade.

Mas afinal, o que é gestão de riscos?

A gestão de riscos no ramo de seguros visa identificar, avaliar e fazer a gestão dos riscos cobertos pelas apólices. O equilíbrio financeiro de uma companhia de seguros depende muito da capacidade de fazer a gestão adequada dos riscos. Cabe ressaltar a importância das Ciências Atuariais e dos Atuários no desenvolvimento deste trabalho.

Este gerenciamento envolve a análise de diversos fatores, como a probabilidade de acontecimento de um sinistro, a projeção de danos potenciais e a frequência dos eventos. Assim, as seguradoras conseguem fazer a precificação, definem as coberturas e também os itens que serão excluídos dos contratos de cobertura.

A gestão de riscos também passa pela diversificação das carteiras de negócios das companhias, assim como a utilização do resseguro e de modelos estatísticos preditivos para a prevenção ou gerenciamento da exposição ao risco.

Riscos Complexos

Alguns exemplos de riscos complexos estão relacionados às catástrofes naturais, como terremotos, furacões e inundações, por exemplo. Além disso, eventos geopolíticos, instabilidade econômica, ciberataques e riscos de valor elevado estão inclusos nessa categoria.

Diante da natureza incerta desses riscos, as companhias de seguros enfrentam desafios para definir preços e apólices adequadas para essas coberturas. Isso exige uma análise de risco mais sofisticada por parte das seguradoras. 

Benefícios para a sociedade

A gestão de riscos complexos traz diversos benefícios para a sociedade, uma vez que ajuda na proteção contra imprevistos que possam causar grande impacto nas pessoas. Este processo ajuda a identificar as potenciais ameaças, além de facilitar a tomada de medidas para prevenir ou eliminar tais riscos.

Um dos exemplos de como o gerenciamento de riscos complexos é benéfico para as pessoas se dá sob o aspecto ambiental. É muito comum que as companhias de seguros atuem de modo preventivo para mitigar os efeitos de atividades industriais, como em empresas que geram resíduos capazes de degradar o meio ambiente. As empresas de seguros contam com protocolos desenvolvidos especificamente para a contenção e recuperação de possíveis danos causados pela ocorrência de um sinistro.

Outro aspecto positivo se reflete diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas, uma vez que o gerenciamento de riscos complexos minimiza os efeitos de produtos químicos perigosos, por exemplo. Também há redução de risco de desastres naturais, acidentes industriais e outras ameaças relacionadas.

Além disso, a gestão de riscos complexos ajuda a manter a estabilidade econômica, através da mitigação de riscos financeiros, de crédito e da economia como um todo.

Total
0
Shares
Anterior
Insert e Bregalda Seguros formam parceria estratégica, promovendo inovação no mercado brasileiro de seguros
Roberto Schimith, CEO da Insert Seguros; Marvin Viana, sócio e gerente comercial; Rodrigo Bregalda, diretor da Bregalda Seguros / Foto: Divulgação

Insert e Bregalda Seguros formam parceria estratégica, promovendo inovação no mercado brasileiro de seguros

Parceria transformadora: Insert Seguros e Bregalda Seguros somam forças,

Próximo
MetLife lança seguro de vida inovador e oferece atendimento com profissionais de saúde do Einstein
Paula Toguchi, diretora de Produtos da MetLife Brasil / Foto: Divulgação

MetLife lança seguro de vida inovador e oferece atendimento com profissionais de saúde do Einstein

Cliente tem acesso a equipe multidisciplinar com psicólogos, nutricionistas,

Veja também