A seguradora explica a necessidade de obter a apólice, principalmente nesse período de folia, a fim de evitar transtornos
Durante os quatros dias de festa, milhares de foliões vão às ruas para curtir blocos de carnaval, correr atrás do trio e aproveitar uma das épocas mais agitadas do ano. É no meio dessa multidão onde ocorrem furtos, roubos e arrastões de pertences, e o principal alvo é apenas um: o celular. De acordo com a Globus Seguros, seguradora com atuação nacional, para esse período, a busca pelo serviço de seguro celular deve crescer cerca de 15%.
Mas se engana quem pensa que no Brasil é apenas no carnaval que os índices disparam. No decorrer do ano, as estimativas seguem em uma constante gerando preocupação, principalmente nas grandes cidades. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2023, houve um crescimento de mais 15% com relação ao ano anterior.
Bruno Motta, Head de Personal Lines da Globus, prevê uma alta na busca pela contratação do seguro em 2024. “Estimamos um crescimento ainda maior este ano, tendo em vista os custos crescentes de reparos e substituições, tornando a perspectiva de cobertura mais atraente. Portanto, ter o seguro pode proporcionar tranquilidade e proteção financeira em caso de imprevistos”, explica.
Um balanço realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), de janeiro e novembro de 2023, os seguros patrimoniais — que incluem proteção de celular, bicicleta, notebooks, por exemplo — tiveram um aumento expressivo de 17,3%. Desse montante, a apólice retornou 14% a mais no pagamento de usuários em comparação a 2022.
Devido ao salto no número de ocorrências, o governo lançou em dezembro de 2023 o programa celular seguro para inibir furtos e roubos dos dispositivos. Motta destaca como essa ação é importante para ficar ainda mais protegido contra imprevistos, mas que ainda é preciso ações mais eficazes a partir do momento do roubo. “Com o avanço da tecnologia, as seguradoras oferecerem apólices flexíveis e convenientes, adaptadas especificamente para dispositivos móveis, podendo até comparar diferentes planos, com o objetivo de selecionar a cobertura que atenda às suas necessidades”, comenta.
Ainda de acordo com o executivo, os benefícios podem variar de acordo com o plano contratado como cobertura de roubo/furto, danos acidentais, quebra de tela, danos causados por líquidos e queda, por exemplo.
Como acionar o seguro?
Cada seguro pode ter seu procedimento específico para comunicar um sinistro, por isso é importante seguir as orientações fornecidas pela seguradora e ler atentamente as condições gerais da apólice.
Na maioria dos casos, o primeiro passo a ser realizado é a emissão do Boletim de Ocorrência Policial, detalhando os principais pontos do ocorrido. Em caso de roubo, o usuário deve entrar em contato com a seguradora por algum canal de atendimento e explicar o caso descrevendo o momento do assalto, apresentar documentos como Nota Fiscal do aparelho e boletim, por exemplo.
Após a análise do caso e considerando a segurança elegível a cobertura, o processo seguirá para a fase em que o usuário será indenizado ou terá o aparelho reparado, de acordo com o plano contratado.