Selo reconhece Sistema de Gestão Ambiental sólido e coloca a Companhia como referência em aviação sustentável
A GOL Linhas Aéreas, que tem como propósito “Ser a Primeira para Todos”, conquistou um importante reconhecimento na frente de sustentabilidade: a renovação da certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment), concedida pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), contemplando as Operações de Voo e os Prédios Corporativos.
O selo IEnvA, equivalente ao IOSA na área de Segurança Operacional, reconhece que a GOL possui um Sistema de Gestão Ambiental sólido, validado e em conformidade com padrões internacionais. Para obter este reconhecimento, a Companhia passou por uma rigorosa auditoria externa e trabalhou intensamente nos últimos meses para corrigir os pontos identificados e submeter todo o processo à análise da IATA. O empenho coletivo resultou na renovação da certificação ambiental.
“A renovação do IEnvA reforça nossa transparência, governança e compromisso com práticas de responsabilidade ambiental. Mais do que uma certificação, é o reforço do compromisso da GOL em seguir evoluindo na sua jornada de contribuição para uma aviação mais sustentável”, afirma Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Sustentabilidade da GOL.
Linha do tempo
A certificação IEnvA nasceu de uma afiliação opcional pela GOL feita em 2019, quando a Companhia se inscreveu no sistema de responsabilidade ambiental justamente por ser a sustentabilidade um dos seus pilares principais.
Em outubro de 2020, a GOL obteve a certificação do Estágio 1 da IEnvA, que corroborou o desenvolvimento de uma política ambiental sólida e o estabelecimento de responsabilidades ambientais, inclusive da liderança.
Em 2023, para obter a certificação Estágio 2 da IEnvA, a GOL mobilizou esforços e desenvolveu o setor de ESG, que dispõe de Colaboradores oriundos de setores estratégicos para legitimar a transversalidade do pilar ambiental da Companhia. O plano de ação envolveu reuniões periódicas, a criação de um planejamento estratégico e o treinamento de Colaboradores, permitindo reportar à IATA as evidências para a certificação.