Com lançamento durante o Maio Amarelo, mês dedicado à defesa da vida no trânsito, plataformas priorizam hiperautomação para melhoria dos serviços públicos, em alinhamento com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), à qual o departamento de trânsito é vinculado
São Paulo, 19 de maio de 2025 – A transformação digital em curso no estado de São Paulo segue ampliando os benefícios para a população paulista. O usuário que acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encontrará um ambiente totalmente novo, com design limpo, amigável e intuitivo para tornar mais acessíveis os 58 serviços prestados ao cidadão, além de dados de interesse público, notícias, normas e caminhos para a participação popular.
Alinhado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), órgão central do Governo de SP estadual ao qual o Detran-SP é vinculado, o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Governo Digital e inclui a produção de um aplicativo que reunirá as facilidades do departamento de trânsito na palma da mão, com previsão de lançamento na segunda quinzena do Maio Amarelo, mês dedicado à defesa da vida no trânsito.
A transformação digital, além de proporcionar acesso facilitado a informações, dados, serviços e recursos variados, traz uma camada extra de segurança ao usuário. Tanto no site como no aplicativo, a navegação em ambientes com informações privadas, como detalhes do veículo, multas a pagar ou já quitadas e pontos atribuídos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se dará por meio de uma conta GOV.BR, que assegura a proteção dos dados. Uma vez logado no portal, o usuário poderá navegar por um painel personalizado com as informações já mencionadas – e que, ao longo do ano, será acrescido de outras.
No catálogo de serviços, destaque para a relação de recursos desenvolvidos com base na hiperautomação, a integração de tecnologias que conecta diferentes plataformas de dados e inteligência artificial para solucionar rapidamente a demanda do cidadão, e que pode ser considerada a última trincheira da transformação digital. A lista inicia com três dos serviços mais procurados pelos usuários, segundo a Diretoria de Atendimento ao Cidadão: o licenciamento de veículos, que expede na hora o certificado para a circulação da moto ou automóvel, antes aguardado por dias; a consulta à certidão de débitos e restrições de qualquer veículo registrado no estado de São Paulo, informações que todo comprador de carro usado deseja ter; e a transferência digital de veículos (TDV), que transfere propriedade em poucos minutos.

Esses três serviços darão início ao novo app do Detran-SP, com lançamento aguardado para o final de maio. O aplicativo estará disponível para download nas lojas de aplicativos de dispositivos móveis.
Lançamento contínuo
No site, os recursos hiperautomatizados rodarão lado a lado com os demais. À medida que outros serviços ganharem versão digital, eles entram para o menu. No horizonte próximo, estão, entre outros: a liberação instantânea de veículos recolhidos nas ruas por infração de trânsito, que permitirá quitar os débitos de uma vez – exceto a diária devida ao pátio onde está o veículo; a consulta a Autos de Infração de Trânsito (AIT) e aos recursos que sejam impostos contra eles; a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem alteração de dados; a gestão de procuração ou delegação, pela qual um condutor (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica) delega a um terceiro (pessoa física ou jurídica) a execução de um serviço em seu nome.
Também estão na fila de produção o recurso para a autorização de estampagem de placas e o de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Simplicidade, leveza e automação
Tanto o novo portal como o novo aplicativo do Detran-SP têm por premissa o uso da tecnologia para oferecer maior eficiência. Com a reformulação do site, o Detran-SP aprimora a experiência do usuário, traz agilidade e aplica as melhores práticas de transparência ativa, acesso à informação e proteção de dados.

“Acreditamos que a tecnologia deve ser um facilitador para a prestação de serviços. O novo Portal Cidadão reflete o nosso compromisso em oferecer um serviço público mais moderno, direto e dinâmico, que põe o cidadão no centro de tudo”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP.
A reformulação começou a ser pensada em 2024, quando a autarquia firmou contrato com a Prodesp – a empresa de tecnologia do estado de São Paulo. Pelo acordo, cabe à estatal o desenvolvimento das frentes de automação e do novo portal da autarquia. É dessa parceria que nasceu, por exemplo, a TDV.
“A ideia é facilitar o uso dos serviços no portal, melhorando a navegação, o acesso e a experiência do usuário. Ao invés de dar vários cliques, o usuário chegará à informação que deseja de forma rápida e eficiente. E precisa fornecer poucos dados para obter o que quer. É o Detran-SP quem fica responsável por dar informação, não o contrário”, diz Fábio Williams, executivo da Prodesp à frente do projeto.
O que esperar do novo portal e app do Detran-SP:
- Interface mais intuitiva e moderna: desenvolvida com design limpo, navegação simplificada e linguagem mais próxima ao cidadão, facilitando o acesso às informações e serviços mais procurados.
- Acesso móvel otimizado: reconhecendo a crescente tendência do uso de dispositivos móveis, o portal agora será totalmente responsivo, garantindo uma experiência fluida tanto em smartphones como em tablets.
- Serviços integrados: os serviços mais importantes, como consulta de pontos na carteira, renovação de habilitação e agendamentos, foram reorganizados e estão a apenas um clique de distância na nova homepage.
- Acessibilidade: comprometido com a inclusão digital, o portal agora é totalmente compatível com leitores de tela e possui funcionalidades que atendem às necessidades de pessoas com deficiências (PcD).