AXA no Brasil

Governo de SP reformula portal e aplicativo do Detran-SP em nova frente da transformação digital do estado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com lançamento durante o Maio Amarelo, mês dedicado à defesa da vida no trânsito, plataformas priorizam hiperautomação para melhoria dos serviços públicos, em alinhamento com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), à qual o departamento de trânsito é vinculado

São Paulo, 19 de maio de 2025 – A transformação digital em curso no estado de São Paulo segue ampliando os benefícios para a população paulista. O usuário que acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encontrará um ambiente totalmente novo, com design limpo, amigável e intuitivo para tornar mais acessíveis os 58 serviços prestados ao cidadão, além de dados de interesse público, notícias, normas e caminhos para a participação popular.

Alinhado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), órgão central do Governo de SP estadual ao qual o Detran-SP é vinculado, o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Governo Digital e inclui a produção de um aplicativo que reunirá as facilidades do departamento de trânsito na palma da mão, com previsão de lançamento na segunda quinzena do Maio Amarelo, mês dedicado à defesa da vida no trânsito.

A transformação digital, além de proporcionar acesso facilitado a informações, dados, serviços e recursos variados, traz uma camada extra de segurança ao usuário. Tanto no site como no aplicativo, a navegação em ambientes com informações privadas, como detalhes do veículo, multas a pagar ou já quitadas e pontos atribuídos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se dará por meio de uma conta GOV.BR, que assegura a proteção dos dados. Uma vez logado no portal, o usuário poderá navegar por um painel personalizado com as informações já mencionadas – e que, ao longo do ano, será acrescido de outras.

No catálogo de serviços, destaque para a relação de recursos desenvolvidos com base na hiperautomação, a integração de tecnologias que conecta diferentes plataformas de dados e inteligência artificial para solucionar rapidamente  a demanda do cidadão, e que pode ser considerada a última trincheira da transformação digital. A lista inicia com três dos serviços mais procurados pelos usuários, segundo a Diretoria de Atendimento ao Cidadão: o licenciamento de veículos, que expede na hora o certificado para a circulação da moto ou automóvel, antes aguardado por dias; a consulta à certidão de débitos e restrições de qualquer veículo registrado no estado de São Paulo, informações que todo comprador de carro usado deseja ter; e a transferência digital de veículos (TDV), que transfere propriedade em poucos minutos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esses três serviços darão início ao novo app do Detran-SP, com lançamento aguardado para o final de maio. O aplicativo estará disponível para download nas lojas de aplicativos de dispositivos móveis.

Lançamento contínuo

No site, os recursos hiperautomatizados rodarão lado a lado com os demais. À medida que outros serviços ganharem versão digital, eles entram para o menu. No horizonte próximo, estão, entre outros: a liberação instantânea de veículos recolhidos nas ruas por infração de trânsito, que permitirá quitar os débitos de uma vez – exceto a diária devida ao pátio onde está o veículo; a consulta a Autos de Infração de Trânsito (AIT) e aos recursos que sejam impostos contra eles; a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem alteração de dados; a gestão de procuração ou delegação, pela qual um condutor (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica) delega a um terceiro (pessoa física ou jurídica) a execução de um serviço em seu nome.

Também estão na fila de produção o recurso para a autorização de estampagem de placas e o de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Simplicidade, leveza e automação

Tanto o novo portal como o novo aplicativo do Detran-SP têm por premissa o uso da tecnologia para oferecer maior eficiência. Com a reformulação do site, o Detran-SP aprimora a experiência do usuário, traz agilidade e aplica as melhores práticas de transparência ativa, acesso à informação e proteção de dados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Acreditamos que a tecnologia deve ser um facilitador para a prestação de serviços. O novo Portal Cidadão reflete o nosso compromisso em oferecer um serviço público mais moderno, direto e dinâmico, que põe o cidadão no centro de tudo”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP.

A reformulação começou a ser pensada em 2024, quando a autarquia firmou contrato com a Prodesp – a empresa de tecnologia do estado de São Paulo. Pelo acordo, cabe à estatal o desenvolvimento das frentes de automação e do novo portal da autarquia. É dessa parceria que nasceu, por exemplo, a TDV.

“A ideia é facilitar o uso dos serviços no portal, melhorando a navegação, o acesso e a experiência do usuário. Ao invés de dar vários cliques, o usuário chegará à informação que deseja de forma rápida e eficiente. E precisa fornecer poucos dados para obter o que quer. É o Detran-SP quem fica responsável por dar informação, não o contrário”, diz Fábio Williams, executivo da Prodesp à frente do projeto.

O que esperar do novo portal e app do Detran-SP:

  • Interface mais intuitiva e moderna: desenvolvida com design limpo, navegação simplificada e linguagem mais próxima ao cidadão, facilitando o acesso às informações e serviços mais procurados.
  • Acesso móvel otimizado: reconhecendo a crescente tendência do uso de dispositivos móveis, o portal agora será totalmente responsivo, garantindo uma experiência fluida tanto em smartphones como em tablets.
  • Serviços integrados: os serviços mais importantes, como consulta de pontos na carteira, renovação de habilitação e agendamentos, foram reorganizados e estão a apenas um clique de distância na nova homepage.
  • Acessibilidade: comprometido com a inclusão digital, o portal agora é totalmente compatível com leitores de tela e possui funcionalidades que atendem às necessidades de pessoas com deficiências (PcD).
Total
0
Shares
Anterior
Diaristas estão entre os serviços mais solicitados no app GetNinjas
Foto por: JESHOOTS.COM/ Unsplash Images

Diaristas estão entre os serviços mais solicitados no app GetNinjas

Com rotina acelerada, brasileiros buscam praticidade na hora de encontrar

Próximo
NovaDAX anuncia Guilherme Fais como novo Head de Finanças
Guilherme Fais, Head de Finanças da NovaDAX / Foto: Divulgação

NovaDAX anuncia Guilherme Fais como novo Head de Finanças

Expertise de Guilherme em estruturação de processos vem para alavancar

Veja também