Estratégia de fusões e aquisições bem-sucedida apoia o crescimento
- Crescimento da receita do grupo de 13% no primeiro trimestre de 2024
- O EBIT ajustado aumentou 6% para cerca de 17 milhões de euros
- Soluções de IA bem-sucedidas e lançamento commercial do UDPN All-in-One Sandbox
- Empresas adquiridas targens e Sophos Solutions contribuem para o crescimento
- Previsão de crescimento de receitas e lucros do Grupo para 2024 confirmada: Receita crescerá 15%, EBIT ajustado em 16%
- Os negócios da GFT com clientes brasileiros contribuíram para os resultados com uma participação de 14% na receita global, totalizando 30,25 milhões de euros. Um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Brasil continua posicionado como maior mercado da empresa no mundo
- Em 31 de março de 2024, a GFT Brasil empregava um total de 2.925 pessoas (equivalentes em tempo integral)
A GFT Technologies SE (GFT) continuou o seu sólido crescimento no primeiro trimestre de 2024, apesar do contínuo ambiente de mercado desafiador. A receita do Grupo aumentou 13% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento foi apoiado pelas aquisições bem-sucedidas da alemã targens GmbH, concluída em abril de 2023, e da empresa colombiana Sophos Solutions em janeiro deste ano. Os negócios com bancos e clientes industriais registaram uma recuperação particularmente forte, com aumentos de vendas de 19% e 16%, respetivamente. O lucro ajustado antes de juros e impostos (EBIT ajustado) aumentou 6%. Para o ano em curso, a empresa global espera que as vendas cresçam 15%, para cerca de 905 milhões de euros, e o EBIT ajustado em 16%, para cerca de 85 milhões de euros.
A GFT registou um crescimento acima da média na Europa, com um aumento nas receitas de 27%. O impulsionador mais importante aqui foi o mercado alemão. Graças, em parte, à aquisição da targens, a Alemanha tornou-se o segundo maior mercado da GFT, com um aumento de 61% nas receitas. Os mercados espanhol, italiano e francês também evoluíram de forma muito positiva. Além disso, a GFT também alcançou novamente um crescimento dinâmico no Brasil, seu maior mercado, após uma recuperação bem-sucedida: a receita aumentou 11% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
“Apesar dos desafios globais, nossa empresa teve um início sólido em 2024. Isso se deveu tanto ao nosso negócio principal quanto à nossa estratégia bem-sucedida de fusões e aquisições”, disse a CEO da GFT, Marika Lulay. “Estamos perfeitamente posicionados também em IA e moedas digitais. Podemos ver isso no grande interesse nas soluções do nosso AI.DA Marketplace e da Rede Universal de Pagamento Digital (UDPN), que recentemente chegou ao mercado com uma sandbox comercial. bancos na Ásia e na Europa já estão usando este ambiente de teste UDPN para testar e desenvolver as mais recentes tecnologias e casos de uso de moeda digital”, completou.
Alessandro Buonopane, CEO da GFT no Brasil, acrescentou: “O mercado brasileiro se mostrou bastante desafiador, mas trabalhamos duro para reverter um cenário anteriormente desfavorável. Estamos satisfeitos com esta retomada de crescimento que, estrategicamente, nos permitiu alcançar um aumento de receita de 11% no período. O objetivo é continuar crescendo, há espaço para isso”.
O Grupo GFT gerou receitas de 212,39 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024. A empresa excedeu assim o valor do ano anterior de 187,69 milhões de euros em 13%. A GFT alcançou um crescimento de 19% no setor bancário e de 16% no setor industrial e outros. A receita do negócio de seguros caiu 11%. Isto deveu-se ao facto de a GFT ter se concentrado mais fortemente na expansão do seu negócio principal com bancos, tendo em conta as difíceis condições económicas em vários países.
“Mais uma vez aumentamos as receitas e os lucros no primeiro trimestre de 2024, apesar do clima de negócios bastante desafiador em alguns países”, sinalizou Jochen Ruetz, CFO da GFT. “A integração concluída com sucesso da targens e a integração contínua das soluções Sophos são histórias de sucesso que continuarão a impulsionar o nosso crescimento”.
Megatrends IA e moedas digitais oferecem oportunidades atraentes de crescimento
Houve um aumento notável na demanda por soluções de IA, como o GFT AI Impact Beta, em todos os setores principais. Esta solução utiliza IA generativa para oferecer suporte a vários processos no ciclo de vida de desenvolvimento de software. Atualmente está sendo testado por vários bancos de nível 1, companhias de seguros e empresas de infraestrutura na América do Sul e na Europa ou está prestes a ser implementado de forma produtiva nos negócios do dia a dia. Aumenta a produtividade geral do ciclo de vida de desenvolvimento de software em 25% – e ainda mais em alguns cenários.
A Rede Universal de Pagamento Digital (UDPN) também oferece grandes oportunidades. A plataforma co-desenvolvida pela GFT, da qual a GFT também é proprietária parcial, permite transações internacionais com moedas digitais regulamentadas. O interesse dos bancos centrais e comerciais é tão grande que este ano foi lançada no mercado uma sandbox comercial. Com a introdução das moedas digitais do banco central, a GFT deverá gerar receitas baseadas em transações através da plataforma – um modelo de negócio que seria altamente escalável e significativamente mais rentável do que o negócio principal tradicional.