Bradesco Seguros

Grupo HEINEKEN e Ambipar anunciam expansão do programa Volte Sempre

Grupo Generali promove a cultura da sustentabilidade para as PMEs e mostra importância de políticas públicas sobre o tema/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Iniciativa chega à capital e interior de São Paulo, bem como nas capitais Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE)

O Grupo HEINEKEN anuncia uma nova expansão do programa Volte Sempre, em parceria com a Ambipar, líder global em soluções ambientais. A iniciativa visa ampliar o leque de atuação do projeto de retornabilidade que, por meio da conscientização dos consumidores e parceiros de pontos de venda, permite o avanço do objetivo da companhia em destinar corretamente mais de 500 mil toneladas de embalagens inseridas anualmente pela empresa no mercado.

Além de serem instaladas novas retorna machines em redes de supermercados de parte das cidades que já são impactadas pelo projeto, o Volte Sempre também chega à capital e interior de São Paulo, bem como nas capitais Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

A colaboração entre a Ambipar e a HEINEKEN reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A Ambipar fornecerá suporte logístico e expertise em gestão de resíduos para garantir o sucesso do programa “Volte Sempre”. Essa parceria estratégica busca engajar os consumidores na adoção de hábitos mais ecológicos, promovendo um ciclo de vida mais sustentável para as embalagens de vidro.

“Acreditamos no potencial da parceria com empresas que tenham o propósito de ampliar suas iniciativas ESG, como a Heineken, para juntos avançarmos na logística reversa de embalagens. Com a implementação da retorna machine, buscamos gerar o engajamento da população na destinação correta de resíduos pós-consumo, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários. Além disso, esses materiais tratados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, contribuindo, assim, para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, e gerando benefícios aos participantes do programa Volte Sempre”, explica Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar.

Além da parceria no programa Volte Sempre, o Grupo HEINEKEN e a Ambipar fomentam a circularidade do vidro por meio de HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto. A iniciativa visa superar barreiras logísticas em regiões brasileiras com pouca ou nenhuma infraestrutura de reciclagem. Em novembro de 2024, com um investimento de R$ 8 milhões, o primeiro Hub de circularidade foi inaugurado em Pernambuco. Para Letícia Medeiros, coordenadora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, assim como em HEINEKEN Spin, a expansão do programa Volte Sempre é mais um passo na jornada de circularidade das empresas, bem como na otimização da logística de reaproveitamento do vidro.

Resultado da parceria com a O-I Glass e o Grupo Seiva, o programa Volte Sempre passou pela fase piloto nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima (MG) em 2018. Em 2023 ele se expandiu para Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Juiz de Fora, Aracaju, Maringá, Londrina e Campinas, sendo responsável pelo processamento de 740 toneladas de vidro – o equivalente a 1,8 milhão de embalagens provenientes de pós-consumo. Como resultado, 359 toneladas de CO² deixaram de ser lançadas na atmosfera e 888 toneladas de matéria-prima virgem deixaram de ser extraídas do meio ambiente, além de gerar uma economia de 575m³ de aterros sanitários.

Sistema de recompensas

Para participar do programa Volte Sempre, basta o consumidor, que deve ter mais de 18 anos, se dirigir a uma das máquinas, realizar o descarte correto do resíduo e fornecer dados para um sistema de recompensa, que varia de acordo com o tipo de equipamento.

Tricoins: moeda digital conectada ao aplicativo da Ambipar Triciclo. Por meio do app, o consumidor poderá consultar o saldo acumulado e trocá-lo por diversos benefícios, como chashback em produtos do portfólio do Grupo HEINEKEN, descontos na conta de luz, crédito para recarga para celular, saldo em transporte público pelo Bilhete Único e Giro, saldo em aplicativo de delivery, etc, de acordo com a localidade.

Pontos Caco: moeda digital conectada ao aplicativo Ponto Caco, do Grupo Seiva. Por meio dele, o consumidor pode consultar o saldo disponível, compartilhar seus pontos com amigos e trocar por chaschback em produtos do portfólio do Grupo HEINEKEN.

“O Programa Volte Sempre faz parte do calendário de ESG do Grupo HEINEKEN e da meta de circularidade de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura de marca, que visa gerar a reflexão do papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de grandes ações. Pela parceria com a Ambipar, acreditamos poder incentivar ainda mais pessoas a ter um maior engajamento em atitudes sustentáveis. Ter uma cadeia produtiva crescentemente sustentável é prioridade e parte da missão da marca de contribuir para um futuro mais responsável para todos”, explica Letícia, do Grupo HEINEKEN.

Criado em 2018, o Programa Volte Sempre nasceu com máquinas instaladas em supermercados e condomínios para coletar e triturar toda embalagem de vidro descartável. Retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira e a Heineken® vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material. Clique aqui para saber mais sobre o Programa Volte Sempre.

Total
0
Shares
Anterior
FUABC promove campanha de doação de sangue no Hospital Geral de Carapicuíba
FUABC promove campanha de doação de sangue no Hospital Geral de Carapicuíba / Divulgação

FUABC promove campanha de doação de sangue no Hospital Geral de Carapicuíba

Iniciativa é destinada a colaboradores e moradores da região

Próximo
CVM e ANBIMA incluem FIDC em acordo de cooperação para aproveitamento de autorregulação da indústria de fundos
Resseguro alcança ascensão notável no mercado mundial / Foto: Freepik

CVM e ANBIMA incluem FIDC em acordo de cooperação para aproveitamento de autorregulação da indústria de fundos

Com a novidade, cerca de 90% dos fundos do setor estão sob o guarda-chuva do

Veja também