Com soluções que unem IA generativa, dados, personalização, pagamentos instantâneos, identificação digital e cibersegurança, as empresas ampliam atuação no ecossistema financeiro da América Latina
O Grupo Stefanini e a Topaz participam do Febraban Tech 2025, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 10 a 12 de junho no Transamérica Expo Center, com uma proposta ousada: mostrar como a combinação entre inteligência artificial – incluindo a IA Generativa –, soluções de open finance, prevenção a fraudes, produtos White Label, personalização no atendimento ao cliente e plataformas digitais está redefinindo o setor bancário globalmente.
Guiadas pelo conceito AI-First, as empresas apresentam um portfólio robusto e integrado para apoiar instituições financeiras em suas jornadas de transformação digital, combinando inovação tecnológica, eficiência operacional, segurança e novos modelos de negócios. “A inteligência artificial não é mais uma promessa futura — ela já está impulsionando ganhos concretos de produtividade, eficiência e personalização no setor financeiro. O Febraban Tech é um espaço essencial para mostrarmos como essa transformação já acontece na prática”, afirma Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil.
Entre as novidades apresentadas pela Topaz no evento, destaca-se o lançamento de uma nova funcionalidade para a solução SecureJourney, voltada à identificação digital de pessoas para instituições de governo. Com forte expertise em segurança digital e ampla atuação no setor financeiro, a Topaz expande agora sua atuação para o segmento de identificação pública, oferecendo uma solução customizável e segura para atender demandas crescentes por privacidade e confiabilidade.
A empresa também reforça sua liderança no ecossistema de pagamentos instantâneos, incluindo o suporte às novas funcionalidades do Pix Automático, bem como sua forte presença na América Latina. Recentemente, a Topaz adquiriu 100% da unidade de negócios de pagamento da Valid na Colômbia focada exclusivamente em soluções de pagamentos e transações digitais financeiras.
A aquisição da unidade de negócios de pagamentos da Valid Colômbia, que transaciona 3 milhões de pagamentos por mês, marca a entrada da Topaz em pagamentos instantâneos na América Latina. “Depois do Brasil, que está na dianteira desse movimento com o sucesso da consolidação do Pix, criado pelo Banco Central, a Colômbia vive um momento de disrupção no mercado financeiro em que os pagamentos instantâneos têm grande potencial para crescer. Estamos fomentando o ecossistema financeiro regional para tornar os serviços bancários digitais mais acessíveis para todos”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Durante o evento, o Grupo Stefanini apresentará ainda sua oferta ampliada de soluções em nuvem híbrida, combinando infraestrutura própria de data centers com cloud pública e on-premises. Essa abordagem flexível permite suportar aplicações críticas de IA com alta performance, segurança de dados e eficiência financeira.
Outro pilar destacado no Febraban Tech é a capacidade da inteligência artificial generativa de transformar dados em insights acionáveis e personalização em escala, com aplicações práticas em prevenção a fraudes, atendimento digital empático e engajamento do cliente.
O Grupo Stefanini também abordará a combinação de modelagem estatística e agentes de IA especializados em dados para transformar informações técnicas em insights prontos para a tomada de decisão. Essa evolução vai além da mera visualização de dados, pois torna-se capaz de identificar padrões, antecipar tendências e quantificar riscos e oportunidades de forma automatizada e contextualizada ao ambiente empresarial.
Ao incorporar inteligência analítica com foco em negócios, essa abordagem permite que diferentes áreas, antes dependentes exclusivamente de equipes técnicas, conquistem autonomia para interpretar e aplicar o conhecimento gerado. O acesso facilitado a análises precisas e alinhadas aos objetivos estratégicos potencializa a agilidade na tomada de decisão, promovendo maior inovação, governança e vantagem competitiva sustentável.
Cibersegurança
Outro destaque será a apresentação do Cyber Risk Operating Center (CROC), uma solução inovadora que monitora, quantifica e gerencia riscos cibernéticos de forma automática, contínua e em tempo real.
O CROC surge em um cenário de transformação digital acelerada e de aumento significativo das ameaças cibernéticas, destacando-se por sua abordagem constante e proativa. Diferente de soluções tradicionais que se concentram na detecção e resposta após os incidentes, o CROC identifica e quantifica riscos antes que eles se concretizem.
Ecossistema financeiro conectado e preparado para o futuro
A participação conjunta do Grupo Stefanini e da Topaz no Febraban Tech 2025 evidencia a força da sinergia entre tecnologia global e especialização financeira local, entregando soluções completas para bancos tradicionais, fintechs, cooperativas e instituições governamentais.
“Estamos vivendo uma aceleração sem precedentes no setor financeiro. Nossa missão é ser o parceiro estratégico que ajuda as instituições a navegarem nessa transformação com segurança, inteligência e velocidade, priorizando o nosso posicionamento AI-First”, reforça Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Durante o evento, o público poderá conhecer as inovações nos estandes C75 e C76.
Temas que serão abordados pelos executivos da Stefanini e Topaz:
- IA como ferramenta de transformação do setor financeiro;
- Casos reais de uso de IA pelos bancos;
- GenAI aplicada ao phygital para a inclusão financeira;
- Evolução dos pagamentos instantâneos na América Latina;
- Novas modalidades do Pix e as perspectivas com o Drex;
- Segurança nas transações financeiras;
- IA no comando – de ferramenta de suporte a tomadora de decisões em cibersegurança;
- IA conversacional: o próximo passo é realizar cálculos, sugerir ações personalizadas e oferecer recomendações inteligentes no dia a dia do cliente, funcionando como um verdadeiro assistente financeiro individual;
- Banco empático;
- Embedded finance;
- Nuvem híbrida;
- Produtos White Label e benefícios flexíveis;
- Soluções físicas e digitais para ampliar o acesso da população aos serviços bancários, conectando pessoas de diferentes regiões, realidades e necessidades do sistema financeiro;
- Hiperpersonalização na jornada de atendimento ao cliente.