79% dos empreendedores não terão iniciativas relacionadas ao Dia das Bruxas
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, realizou uma pesquisa inédita para entender o planejamento das pequenas e médias empresas para o Halloween. De acordo com os dados, 21% dos respondentes afirmaram que pretendem realizar ações especiais relacionadas ao dia 31 de outubro com expectativa de aumento nas vendas entre 10% e 30%. Por outro lado, 79% dos empreendedores não planejam nenhuma ação para o Halloween.
Mesmo entre as empresas que farão ações para o Dia das Bruxas, mais da metade (51%) apontou como principais desafios o foco em outras datas mais relevantes para o negócio e o baixo interesse dos clientes.
Já em relação aos canais de venda e comunicação mais importantes, o destaque vai para as redes sociais mencionadas por 40% dos respondentes, seguidas pela loja física (33%).
“Os dados mostram que o Halloween começa a ganhar relevância entre as pequenas e médias empresas, visto que 21% delas esperam aumento nas vendas com ações específicas, ainda que a maioria ainda priorize outras datas mais tradicionais do varejo. É possível perceber também como os empreendedores estão cada vez mais atentos a novas formas e canais de atrair clientes. Esse movimento evidencia uma maior maturidade na forma como as PMEs planejam suas ações comerciais e quais seus desafios nessa jornada. Pensando nisso, temos conteúdos os apoiam tanto nesse planejamento – como o nosso calendário de datas – quanto em dicas para utilizar as redes sociais para vender mais presentes em nosso ebook disponível em nosso portal de conteúdo voltado ao empreendedorismo”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
O perfil das PMEs
A pesquisa também traçou o perfil das empresas participantes: 88% são PMEs e 12% grandes empresas. Entre as pequenas e médias, 39% são MEIs, 27% microempresas, 13% empresas de pequeno porte e 9% médias.
Por setor, 47% atuam em serviços, 40% no comércio e 13% na indústria. Regionalmente, 44% estão no Sudeste, 20% no Sul, 17% no Nordeste, 10% no Norte e 9% no Centro-Oeste.
Por fim, olhando para as regiões, 44% são do Sudeste, 20% são da região Sul, 17% do Nordeste, 10% do Norte, e, por fim, 9% do Centro-Oeste.
Falando em Halloween
No mês em que o Halloween ganha destaque no calendário, a Serasa Experian aproveita o tema para trazer a sua nova campanha focada nos empreendedores. Com o mote “Sem Sustos”, ela transforma os principais desafios enfrentados pelos empresas, em especial, pequenas e médias, em monstros derrotáveis com o apoio das soluções da datatech.
Inspirada nas dores reais das PMEs, a comunicação apresenta dois personagens principais: um que simboliza a inadimplência e a incerteza sobre novos clientes; e outro que representa o descontrole financeiro e a falta de gestão estruturada.
Cada um desses “vilões” pode ser superado com o uso de soluções oferecidas pela Serasa Experian para os empreendedores, como o Recomenda, que auxilia na análise e concessão de crédito de forma mais precisa; o Saúde do Seu Negócio, ferramenta de gestão e monitoramento do Score PJ; e o Serasa Descomplica, plataforma de gestão financeira que utiliza inteligência artificial para gerar insights personalizados e acessíveis às PMEs.
Metodologia
A pesquisa teve 531 respondentes no site da Serasa Experian durante o mês de setembro de 2025.
