Criar valor agregado através da inteligência artificial (IA) está muito em voga atualmente. Há anos, os especialistas da HDI Global têm utilizado modelos de IA que geram resultados claros a partir de dados estruturados. No entanto, com sua solução proprietária de IA generativa, a HDI-GPT, a empresa tornou possível pela primeira vez obter insights em tempo real a partir de dados não estruturados em forma de texto ou imagem como uma ferramenta de suporte para os funcionários da HDI Global. Benefícios já podem ser identificados tanto para clientes quanto para funcionários: em primeiro lugar, a economia de tempo através de processos otimizados em conformidade com os padrões aplicáveis de proteção de dados e conformidade. A seguradora industrial desenvolveu uma estratégia de transformação para explorar sistematicamente e realizar de maneira sustentável todo o potencial da tecnologia.
Desde a interpretação de termos e condições de contratos legais até a síntese de conteúdos extensos e o registro e avaliação de sinistros em tempo real – as oportunidades de implantar o HDI-GPT como uma ferramenta para auxiliar os usuários internos da HDI Global são muitas e variadas. A investigação contínua de possíveis novos casos de uso é um elemento integral da estratégia da empresa. Além disso, a HDI Global dá grande importância ao treinamento de seus funcionários no uso da ferramenta, permitindo que eles atuem como parceiros conhecedores para os clientes. Em última análise, um fator humano de controle está sempre integrado aos processos da HDI Global, mesmo em áreas onde a IA generativa é usada. Ao estabelecer um programa para garantir a maturidade tecnológica sustentável da força de trabalho, a empresa está colocando em prática as condições necessárias para um uso a longo prazo e amigável para o usuário.
“Conscientemente, tomamos nosso tempo para explorar as possibilidades oferecidas pela IA generativa. Foi importante criar conscientização na organização, identificar os casos de uso corretos e explorar como as novas soluções podem, de forma sensata, aumentar os fluxos de trabalho para fornecer um suporte real para nossos funcionários”, explica Willi Weber, chefe de Análise de Dados da HDI Global. “O que já é certo é: o potencial é enorme, mas a tecnologia exige uma exploração sustentável no interesse dos usuários – e não menos importante dos nossos clientes. Apesar de todo o foco na aceleração e otimização de processos, é óbvio que para nós a preocupação predominante é sempre a proteção de dados e segredos comerciais”.
Ferramenta inovadora para a interpretação de dados comerciais relevantes
“Com o HDI-GPT, estamos pela primeira vez buscando a IA generativa para a transformação dos processos principais de seguros e para a otimização do fluxo de trabalho”, comenta Dr. Thomas Kuhnt, Diretor de Operações da HDI Global SE. “O que é fundamental para nós é que se trata de aumento, não automação. O ‘humano no loop’ é indispensável para o uso responsável da IA generativa e nossa ambição de oferecer aos clientes soluções personalizadas. No futuro, o objetivo é usar a tecnologia como um co-piloto em áreas onde ela se mostrar conveniente para melhorar e acelerar processos orientados por dados e possibilitar a gestão mais eficiente do nosso negócio. Estamos no alvorecer de um desenvolvimento emocionante que traz novos avanços quase diariamente e que estamos ajudando a moldar estrategicamente para o benefício de nossos stakeholders”.
Dada a importância atribuída ao fator humano no manuseio do HDI-GPT, bem como ao ritmo dos desenvolvimentos nessa área, a HDI Global está comprometida com o treinamento contínuo dos usuários internos a longo prazo. O conhecimento transmitido é guiado pelo estado da arte mais recente e pelos padrões atuais de proteção de dados. Partindo da autopercepção de seu papel como “parceiro na transformação” dos clientes, a HDI Global está, assim, impulsionando a revolução digital em sua própria organização com uma perspectiva de longo alcance para fornecer serviços ótimos aos clientes através de funcionários equipados com o melhor treinamento técnico possível.