Hemocentros fazem campanha para reforçar estoques de sangue no carnaval

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis se apresenta nesta sexta-feira (10), às 11 horas no Hemorio localizado na rua Frei Caneca, 8 – Centro – RJ. Para mais informações, entre em contato pelo 0800 282 0708.

Para atrair doadores de sangue durante o período de carnaval e não deixar que os estoques de sangue caiam, o Hemorio lançou a campanha “Carnaval Tá No Sangue”.

A campanha conta com a participação de grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, como a Salgueiro, Portela, Mangueira e Beija-flor. O aplicativo de entrega Zé Delivery e a empresa de hospedagem Airbnb também fazem parte do projeto.

Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, explica que durante o período de carnaval as doações de sangue caem.

“O período do Carnaval é sempre um momento de muita dificuldade para os serviços de hemoterapia. Estamos começando essas dificuldades, as doações têm caído e o mês de fevereiro é um mês de muito calor, de muita festa no Rio, de muitos blocos e muita praia, mas tudo isso faz com que as pessoas esqueçam ou não possam vir doar sangue e os estoques caem drasticamente”, conta o diretor.

Amorim ressalta a importância da doação de sangue, principalmente em períodos festivos, onde há muitas pessoas na rua e o número de acidentes aumenta.

“A gente espera normalizar os estoques e enfrentar com tranquilidade o carnaval. Esperamos também que as pessoas que venham aqui doar sangue se divirtam, tenham um pouco de alegria, aqueles que gostam de Carnaval e que vejam de perto alguns ícones do carnaval carioca que estarão aqui alguns dias desse mês de fevereiro”, completa.

O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro continuará funcionando de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h às 18h.

Hemocentros de outros estados também estão fazendo campanhas para o abastecimento dos bancos de sangue, como é o caso do Hemomar, que está promovendo o “Bloco do Doador”. Os hemocentros de Roraima, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Piauí, Acre, Alagoas, Amazonas, Pará e Minas Gerais também estão com campanhas de doação durante o pré carnaval.

Cuidados a serem tomados ao ir doar sangue

  • Levar documento oficial de identidade com foto;
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos. É importante ressaltar que jovens de 16 até 18 anos incompletos, só realizar a doação com o consentimento formal dos responsáveis;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;

As pessoas que exercem profissões como: piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte, que precisam subir em andaimes e praticam para-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

Ministério da Saúde lança programa para diminuir a fila do SUS
Volta às aulas: saiba como montar uma lancheira saudável para as crianças

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
INDICADORES: preço do café cai nesta sexta-feira (10)

INDICADORES: preço do café cai nesta sexta-feira (10)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (10) com baixa de

Next
Propostas proíbem uso de cavalos em operações das forças de segurança

Propostas proíbem uso de cavalos em operações das forças de segurança

Pedro Guerreiro/Ag

You May Also Like