O mapa visa refletir fases e sentimentos dos pacientes em tratamento no Hospital do GRAACC; Para o lançamento, o mapa contou com a ajuda de alguns dos maiores streamers de game no Brasil como: Coringa, Gorila, Nobru, Letiltz, Sharshock e Samira Close
O Hospital do GRAACC em parceria com a 3C Gaming, a Ogilvy Brasil e o criador Mateus Yoshitani lançaram juntos o mapa criativo do GRAACC no Fortnite. Essa ação é uma extensão da campanha “Vamos Vencer Essa Fase”, lançada em setembro de 2023. O mapa criativo no Fortnite, surge como uma estratégia do hospital para gerar vínculo com a comunidade gamer, composta por jovens e adultos de diferentes idades, para que assim, a aproximação resulte em doações desses players para os pacientes do GRAACC.
Essa ação, é uma realização do criador Mateus “Derponce” Yoshitani, que, juntou-se à Ogilvy Brasil e à 3C para assumir a criação da experiência no modo criativo do Fortnite (“Isto não é patrocinado, endossado ou administrado pela Epic Games, Inc “). Somando mais de 341 milhões de views e 50 mapas criados, o influenciador e seu time desenvolveram o game inspirado nas histórias e sugestões de alguns pacientes do Hospital do GRAACC. Nesse mapa, os jogadores embarcam em uma jornada emocionante e desafiadora, onde cada etapa reflete os sentimentos dos pacientes em tratamento no Hospital do GRAACC.
“Nossos pacientes enfrentam uma jornada diária, superando várias etapas do tratamento. O mapa reflete essas fases vencidas por eles”, diz Tammy Allersdorfer, superintendente de desenvolvimento institucional do Hospital do GRAACC. A narrativa central é a jornada de superação, onde a esperança, a coragem e a resiliência são testadas em meio a emoções, medos e desafios. O objetivo final é continuar em busca da vitória sobre adversidades e a promoção da conscientização sobre o propósito do GRAACC de proporcionar todas as chances de cura, com qualidade de vida aos seus pacientes.
“Desde março, quando a Epic anunciou que distribuiria parte de sua receita para mapas do modo criativo, estávamos em busca de como direcionar essa mecânica para amplificar causas sociais. O mapa do GRAACC une tudo o que existe de mais genuíno e poderoso nos games: uma forma inovadora de contar histórias com a força da comunidade unida e extremamente engajada”, explica Giovanna Cartapatti, Head de Estratégia Criativa da 3C Gaming.
O mapa foi lançado no evento GRAACC Gaming Day, onde influenciadores do mundo game apresentaram o Mapa Criativo do Fortinite do GRAACC, alcançando uma soma de engajamento de 16,77M no Instagram, Facebook, X e portais de notícias. Além disso, um making off foi produzido também para lançar o mapa nas redes sociais, assista aqui. A durabilidade do mapa é perene, ficando disponível para ser jogado em qualquer momento para players de todo canto do mundo, e para acessar é preciso entrar com o código 0101-5488-9583 direto no Fortnite.
“Vimos nesta ideia a chance de, não apenas conectar uma nova geração de doadores ao hospital do GRAACC, mas também despertar na comunidade gamer a vontade de doar mais para causas sociais, sejam quais forem elas“, ressalta Mathias Almeida, Diretor Executivo de Criação da Ogilvy Brasil.
Campanha institucional
O Mapa Criativo no Fortnite faz parte das estratégias de divulgação da campanha institucional do GRAACC “Vamos Vencer Essa Fase”, criada pela Ogilvy Brasil, que tem como narrativa o cuidado humanizado e a tecnologia de ponta presentes no hospital, que alcança índice médio de cura de 72%. A protagonista é Sarah Matias, de 14 anos, paciente da instituição. Ela compartilhou a experiência real de quem passou pelo tratamento contra o câncer e de como foi vencer essa fase.