Iniciativa visa somar forças para transformar realidade feminina e social no RS
O Projeto Hub das Mulheres nasceu com foco nas mães solo e em crianças e adolescentes, mas também com o olhar voltado para quem já chegou na melhor idade. Capitaneado por operadoras do mercado gaúcho de seguros e pela executiva Aline Bürgel, o projeto busca apoiadores no segmento de seguros e afins – podendo gerar uma série de incentivos fiscais, além de reforçar a função social da indústria seguradora e de mais pessoas que acreditam na filosofia do compartilhamento.
Segundo Aline, no cenário atual, em termos financeiros e profissionais por causa da pandemia global da covid-19, o Brasil é o oitavo país mais desigual do mundo. “Os impactos foram ainda profundos: quase 8,5 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho no terceiro trimestre, e sua participação caiu a 45,8%, o nível mais baixo em três décadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro desse universo feminino, as mães solo somam mais de 11,5 milhões no Brasil”, comentou a idealizadora. “As companhias apoiadoras também podem contar com selo de amigas desse projeto – gerando oportunidades para essas mães-solo e fomentando, ainda mais, coisas boas nos entornos desta iniciativa”, acrescentou.
Aline Bürgel contou ao Universo de Seguro que o projeto tem muita relação com sua própria trajetória pessoal. Ela e os outros dois irmãos vivenciaram os desafios da própria mãe para criar os filhos, sempre batalhando e sendo – uma verdadeira fênix – evidenciando como a família e a união são cruciais para que as pessoas consigam ter acesso ao básico, como uma boa alimentação e condições adequadas de vida.
“Mesmo dentro de nossas dificuldades, minha mãe sempre ajudava ao próximo. Isso foi um legado gigante. Por mais que tenhamos pouco ou quase nada, a gente deve compartilhar. Precisamos compartilhar e ainda vemos como o mercado corporativo ainda precisa evoluir nessas questões de equidade”, ponderou a executiva.
Aline ainda lembrou da importância da educação para fomentar um novo cenário de diversidade e inclusão. “Nas escolas precisamos oferecer acesso à educação sexual, por exemplo, pensando nas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No caso das idosas, podemos fomentar o compartilhamento de conhecimento e experiências”, complementou ao demonstrar a energia e o engajamento para somar forças com mais pessoas e organizações para dar efetividade à iniciativa. “Temos muitas mulheres em relacionamentos tóxicos e que não conseguem sair desses relacionamentos – elas gritam por ajuda”, complementou.
O Projeto Hub das Mulheres visa contar com espaço inclusivo para palestras, cursos e demais iniciativas para que essas mulheres consigam sua independência e tenham possibilidade de mudar suas realidades. “Precisamos fazer isso para ontem. A gente deve, pode e vai fazer isso junto com o #exercitodobemagora“, finalizou.
Quem se interessar em saber mais sobre o projeto e apoiar pode entrar em contato no e-mail alineburgel1@gmail.com (Burgel Soluções Comerciais).