IBM anuncia nova plataforma para instituições financeiras e empresas reguladas que estão ingressando na economia de ativos digitais

Foto por: Sergey Zolkin/ Unsplash Images
Foto por: Sergey Zolkin/ Unsplash Images

Com o IBM Digital Asset Haven, os clientes podem gerenciar ativos digitais em diversas blockchains, tudo em conformidade com requisitos de soberania, segurança e conformidade

A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje o lançamento do IBM Digital Asset Haven, uma plataforma abrangente para instituições financeiras, governos e corporações gerenciarem e escalarem com segurança suas operações com ativos digitais. Bancos e governos agora contam com uma solução única para gerenciar o ciclo de vida dos ativos digitais – desde a custódia até as transações e liquidações – que os ajuda a atender às exigências regulatórias e está pronta para integração.

Desenvolvida em colaboração com a Dfns, uma provedora líder em infraestrutura de carteiras digitais, a IBM Digital Asset Haven integra a infraestrutura completa e a segurança da IBM com as capacidades de custódia e gestão de ativos digitais da Dfns. A plataforma da Dfns já criou 15 milhões de carteiras para mais de 250 clientes, reforçando seu compromisso com requisitos complexos de conformidade, desempenho e segurança.

Com o aumento da adoção de ativos tokenizados e stablecoins, as instituições precisarão evoluir. O espaço de ativos digitais representa uma oportunidade crítica para instituições financeiras modernizarem seus portfólios de produtos. O IBM Digital Asset Haven capacita essas instituições a participarem dessa nova economia com a segurança e a confiabilidade técnica pelas quais a IBM é reconhecida em operações críticas.

Projetada como uma solução holística com segurança líder do setor, a IBM Digital Asset Haven oferece suporte nativo para controles de residência de dados, aprovações programáveis entre múltiplas partes e estruturas de governança orientadas por políticas.

Principais recursos incluem:

  • Gestão do Ciclo de Vida de Transações: Suporte ao processo de transações em blockchain, desde automação e roteamento até monitoramento e liquidação, em mais de 40 blockchains públicas e privadas conectadas.
  • Gestão de Governança e Direitos de Acesso: Estrutura unificada para acesso a carteiras, aplicação de políticas e aprovações de transações. Suportada por fluxos de autorização entre múltiplas partes, configuráveis para uma ampla gama de cenários operacionais.
  • Soluções Integradas de Terceiros: Projetadas para acelerar a implantação com serviços pré-integrados de verificação de identidade (KYC), prevenção de crimes financeiros (AML), geração de rendimento e mais. Os clientes podem implementar integrações adicionais via APIs REST, SDKs e ferramentas amigáveis para desenvolvedores. Essa estratégia posiciona parceiros e desenvolvedores para integrarem suas soluções ao IBM Digital Asset Haven e acelerarem a inovação.
  • Segurança Holística e Gestão de Chaves: Baseada na infraestrutura da IBM para operações seguras com ativos digitais, incluindo suporte para Computação Multipartidária (MPC) e assinatura baseada em Módulo de Segurança de Hardware (HSM), utilizando os HSMs IBM Crypto Express 8S integrados ao IBM Z e LinuxONE. A plataforma também integra o IBM Offline Signing Orchestrator (IBM OSO) para operações de armazenamento frio seguras, exigidas por órgãos reguladores em um número crescente de jurisdições. Combinado com orientações de criptografia resistente a computação quântica, essa abordagem oferece às instituições reguladas flexibilidade para gerar, rotacionar e armazenar chaves criptográficas, atendendo às exigências regulatórias locais e preparando a segurança dos ativos digitais contra ameaças quânticas emergentes.

Depoimentos:

“Com o IBM Digital Asset Haven, nossos clientes têm a oportunidade de ingressar e expandir no espaço de ativos digitais com o nível de segurança e confiabilidade da IBM,” disse Tom McPherson, Gerente Geral da IBM Z e LinuxONE. “Essa nova plataforma unificada oferece a resiliência e a governança de dados que eles vêm buscando, capacitando governos e empresas a construírem a próxima geração de serviços financeiros.”

“Para que os ativos digitais sejam integrados aos sistemas centrais bancários e de mercados de capitais, a infraestrutura subjacente precisa atender aos mesmos padrões das redes financeiras tradicionais,” disse Clarisse Hagège, CEO da Dfns. “Junto com a IBM, construímos uma plataforma que vai além da custódia para orquestrar todo o ecossistema de ativos digitais, abrindo caminho para que esses ativos avancem de programas piloto para produção em escala global.”

Disponibilidade

O IBM Digital Asset Haven deverá estar disponível via SaaS no 4º trimestre de 2025, e como SaaS híbrido utilizando LinuxONE e/ou IBM Z também no 4º trimestre de 2025. A versão on-premises está planejada para o 2º trimestre de 2026. Para mais informações, visite www.ibm.com/products/digital-asset-haven.

As declarações sobre a direção futura e intenções da IBM estão sujeitas a alterações ou cancelamento sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.

Total
0
Shares
Anterior
Copart apresenta em evento de inovação soluções para o setor de seguros enfrentar mudanças climáticas
cars on road

Copart apresenta em evento de inovação soluções para o setor de seguros enfrentar mudanças climáticas

Evento acontece entre os dias 11 e 12 de novembro e presidente da companhia

Próximo
UCS apresenta novidades da Allianz Seguros e celebra eleição da nova diretoria
Augusto Esteves com os executivos da Allianz Seguros/ Foto: Divulgação

UCS apresenta novidades da Allianz Seguros e celebra eleição da nova diretoria

10º Trocando Ideias reuniu corretores e executivos em uma noite de aprendizado,

Veja também