O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançará durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022), que ocorre entre 12 e 15 de setembro, em Belo Horizonte (MG), três novas publicações.
A primeira é o Guia Metodológico Construindo Pontes entre os ODS e a Mineração, publicação em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que traz dados sobre o engajamento do setor mineral em um mundo mais sustentável, inclusive peça-chave para acelerar a transição rumo a uma economia de baixo carbono e de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho apresentado incentiva mais segurança e comprometimento na busca de uma mineração inovadora, responsável e cada vez mais sustentável no Brasil.
O segundo lançamento é o E-book Práticas em Circularidade no Setor Mineral, que trata sobre cases de mineradoras que reaproveitam resíduos minerários e não minerários em seus processos produtivos. O último é o Guia de Relacionamento Socioinstitucional para o Setor Minerário que deve ser um marco na evolução da gestão dos mais importantes stakeholders da mineração, que são as comunidades situadas no entorno dos empreendimentos minerários.
O guia é fruto de ampla pesquisa sobre metodologias consagradas internacionalmente. O guia irá orientar a atuação das mineradoras junto às comunidades Brasil afora é mais um instrumento disponível para pequenas, médias e grandes mineradoras terem pleno êxito na obtenção da Licença Social para Operar, que é um dos componentes tratados pelo gerenciamento de riscos das mineradoras.
O movimento Women in Mining Brasil (WIMBrasil) também divulgará durante a EXPOSIBRAM o 2º relatório de Progresso dos indicadores WiMBrasil, que traça o panorama sobre participação de mulheres no setor mineração e a maturidade do setor nesta agenda. O lançamento ocorrerá no dia 15 de setembro, durante o painel sobre o tema, às 14h. O documento foi elaborado pelo WIMBrasil em parceria com a EY e contempla os dados de 34 empresas signatárias do movimento e demonstra que a agenda de DE&I é hoje tema nas empresas. O WIMBrasil comenta que ainda é preciso definir e priorizar ações e implementá-las para efetivamente transformar a cultura das empresas em uma indústria inclusiva e plural.