A ICEYE, referência mundial em sistemas de satélites de radar de abertura sintética (SAR), garantiu um novo financiamento, liderado pela General Catalyst, com ampla participação pan-europeia. O financiamento será utilizado para acelerar a entrega de sistemas de satélites soberanos e serviços de inteligência de dados pela empresa.
Rafal Modrzewski, cofundador e CEO da ICEYE, afirmou: “A tecnologia SAR da ICEYE tornou-se uma ferramenta estratégica e tática fundamental para governos e instituições em todo o mundo. Nossa equipe tem um forte histórico de transformar tecnologia SAR avançada em resultados concretos para clientes que precisam de respostas em minutos, não em dias. Este financiamento nos permite aprofundar esse compromisso, investindo na expansão de nossa constelação SAR líder mundial, recursos de sensoriamento de última geração e serviços de inteligência de dados que ajudam governos e organizações a gerenciarem riscos e responder mais rapidamente. Para as nações europeias e aliadas, isso significa maior controle sobre sua própria inteligência espacial – e um parceiro capaz de fornecer em escala industrial”.
Jeannette zu Fürstenberg, diretora-gerente e chefe da Europa na General Catalyst, disse: “A segurança da Europa começa com a capacidade espacial soberana. A ICEYE possibilita isso, com a maior constelação SAR do mundo, satélites definidos por software e missões totalmente soberanas que devolvem a visibilidade independente às mãos da Europa. Ministérios e agências de inteligência podem proteger as fronteiras por meio de imagens sob demanda, enquanto nações que buscam controle total podem implantar suas próprias missões de satélite prontas para uso. É por isso que vemos a ICEYE como uma empresa espacial global em ascensão”.
A ICEYE garantiu 150 milhões de euros em novos financiamentos, bem como uma colocação secundária de 50 milhões de euros, avaliando a empresa em 2,4 mil milhões de euros (2,8 mil milhões de dólares). A rodada da Série E foi liderada pela General Catalyst, com forte participação pan-europeia, incluindo A.P. Moller Holding na Dinamarca, Bpifrance na França, Vinci (BGK Group) e RiO Family Office da Polônia, bem como os investidores finlandeses Solidium, Ilmarinen, European Tech Collective, Keva, Lifeline Ventures, Tesi, Varma Mutual Pension Insurance Company e Peter Sarlin.
O novo capital aproveita o forte impulso da ICEYE, impulsionando o crescimento contínuo de sua constelação SAR e a implantação acelerada de sistemas de satélites soberanos, recursos avançados de sensoriamento e serviços de inteligência de dados.
Capacidade espacial soberana em velocidade e escala sem precedentes
Com a maior constelação de satélites de radar de abertura sintética (SAR) do mundo, a ICEYE fornece informações objetivas e quase em tempo real para detectar, compreender e responder às mudanças na Terra — dia ou noite, em qualquer condição climática. O SAR usa pulsos de radar que atravessam nuvens, fumaça e escuridão, fornecendo uma visão contínua da Terra que permite uma resposta rápida para defesa e inteligência, segurança, resposta e recuperação em caso de desastres, seguros, monitoramento marítimo e finanças.
A ICEYE está acelerando a mudança para satélites definidos por software com sua plataforma de quarta geração, que oferece as imagens SAR comerciais de mais alta fidelidade do mundo, com resolução de até 16 cm. A plataforma ICEYE foi projetada para que novos recursos possam ser implantados por meio de atualizações de software a partir do solo, em vez de ciclos de atualização de hardware.
A ICEYE tem um histórico comprovado na construção de sistemas soberanos para a Europa e seus aliados e assinou acordos com as Forças Armadas da Polônia, a Força Aérea Portuguesa, a Força Aérea Real Holandesa, o Programa Espacial Nacional Grego e as Forças de Defesa Finlandesas, além de um acordo separado de dados SAR com o Comando Aliado de Operações da OTAN.
Com 62 satélites lançados com sucesso até o momento, a empresa planeja aumentar a taxa média de produção para um satélite por semana a partir do próximo ano, implantando capacidade espacial soberana para nações aliadas em velocidade e escala sem precedentes.
