Bradesco Seguros

IDV projeta queda real nas vendas para agosto, setembro e outubro

Foto: Clem Onojeghuo/ Pexels
Foto: Clem Onojeghuo/ Pexels

A queda apontada pelo IAV (Índice Antecedente de Vendas) ocorre quando ajustado pelo IPCA

Os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apontam queda real de 0,6% em agosto, 0,7% em setembro e 0,6% em outubro, quando ajustados pelo IPCA. O resultado de julho apresentou retração de 2,6%. Já o IAV consolidado, sem o ajuste pelo IPCA, apresenta previsão de crescimento nominal de 4,1% em agosto, 4,6% em setembro e 4,5% em outubro, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em julho, houve alta de 1,4%.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

IAV Setorial

Apenas o setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo possui expectativa de desempenho negativo para os próximos meses, com quedas de 2% em agosto, setembro e outubro. Em julho, houve queda de 6%.

As maiores projeções ficaram para o setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com projeções de crescimento de 14%, 19% e 23% em agosto, setembro e outubro, respectivamente. Em julho, houve alta de 14%. No setor de tecidos, vestuário e calçados; as projeções são de crescimento de 14%, 18% e 13% em agosto, setembro e outubro, respectivamente. Já em julho, ocorreu alta de 13%. No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, as projeções também são de crescimento, com altas 19%, 17% e 16% em agosto, setembro e outubro, respectivamente. Em julho, houve alta de 8%.

Para o setor de móveis e eletrodomésticos, as projeções são de crescimento de 6% em agosto, 8% em setembro e 5% em outubro. Em julho, a alta foi de 11%. Para o setor de material de construção, as projeções são de crescimento de 5% em agosto, 6% em setembro e 10% em outubro. Em julho, houve retração de 2%.

IDV projeta queda real nas vendas para agosto, setembro e outubro/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 70 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, esportes, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Juntas, somam um faturamento aproximado de R$ 565 bilhões por ano, geram 870 mil empregos diretos e possuem, aproximadamente, 37 mil estabelecimentos comerciais e 820 centros de distribuição. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal, que contribua para as mudanças estruturais do Brasil e para a melhoria da vida dos brasileiros.

           

Conheça as empresas associadas: Americanas S/A, Arezzo, Bob´s, C&A Modas, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein Brasil, Carrefour, Cencosud, Centauro, Companhia Sulamericana de Distribuição, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, DPSP, Estée Lauder, Ferreira Costa, Frigelar, Gouvêa Ecosystem, Grupo Boticário, Grupo Avenida, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Soma, Habib’s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lyon, Magazine Luiza, Magnum Distribuidora de Pneus, Marisa, McDonald’s, Mundo do Cabeleireiro, Natura&Co, Nagem, Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petlove, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, RD (Raia Drogasil), Renner, Restoque, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via Veneto/Broosfield, Vivara e Zara.

 

Total
0
Shares
Anterior
2º CONACARE reúne grandes atrações no palco da Longevidade Expo+Fórum 2023
Foto: Marcus Aurelius/ Pexels

2º CONACARE reúne grandes atrações no palco da Longevidade Expo+Fórum 2023

Evento tem como principal objetivo discutir o cuidado com os longevos por

Próximo
Lei do Superendividamento: Como Sair das Dívidas com Justiça e Tecnologia
Lei do Superendividamento: Como Sair das Dívidas com Justiça e Tecnologia/Pixabay

Lei do Superendividamento: Como Sair das Dívidas com Justiça e Tecnologia

Mais de 68 milhões de brasileiros estavam endividados em 2022, segundo o Mapa da

Veja também