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iFood Pago é o novo banco digital do iFood, que movimenta R$ 70 bilhões por ano

Bruno Henriques, CEO do iFood Pago / Foto: Divulgação
Bruno Henriques, CEO do iFood Pago / Foto: Divulgação

Empresa se apropria de expertise em alimentação e tecnologia para inovar o mercado e impulsionar o crescimento dos empreendedores de restaurantes

O banco digital do iFood, o iFood Pago, lança sua nova marca e se consolida como o banco dos restaurantes. A operação, que teve início como linhas de créditos para parceiros, evoluiu para pagamentos e conta digital e hoje transaciona R$ 70 bilhões de GMV (Gross Merchandise Value) por ano e já atingiu a marca de R$ 1.5 bilhão de crédito concedido. A previsão é que o iFood Pago feche seu ano fiscal (março de 2025) com sucesso em suas operações e receita de R$ 1 bilhão.

O iFood não é apenas uma empresa online de delivery e o iFood Pago reforça este posicionamento ao revolucionar o mercado financeiro do setor de alimentação. “Nosso objetivo é auxiliar na gestão financeira dentro e fora do salão, apoiando os estabelecimentos para que tenham os melhores resultados, vendam mais, reduzam seus custos para operar, ao levar crédito e gerar tráfego para as operações online e no local”, explica Bruno Henriques, CEO do iFood Pago. O executivo está na companhia desde 2019 e foi responsável por projetos de Inteligência Artificial (IA) e pelo crescimento acelerado da empresa ao longo destes anos.

O iFood Pago já nasce com mais de 140 mil contas digitais ativas para restaurantes, que ajudam o restaurante a conhecer e gerenciar suas finanças, contratar soluções de crédito para financiar seu crescimento e aderir à tecnologia de pagamento, como a nova maquininha de cartões. A conta digital do iFood está sendo pensada e desenvolvida para atender as necessidades do dia a dia do dono do restaurante. É mais que uma simples conta pois tem como objetivo central organizar e trazer controle das finanças para o dono do restaurante, sendo uma genuína experiência multicanal.

“Temos a missão de ser o banco da alimentação, focado no ecossistema desenvolvido pelo iFood, que hoje recebe 96 milhões de pedidos por mês, compreende mais de 340 mil restaurantes, mais de 30 mil supermercados e cerca de 50 milhões de clientes. Estamos confiantes de que podemos entregar um serviço especializado, único e excepcional dentro deste universo, como é o caso do crédito para este setor”, afirma Henriques.

O iFood utiliza os dados transacionais dos restaurantes parceiros para modelar e entender qual a melhor linha de crédito para cada estabelecimento, com informações que outros players do mercado não têm acesso. Por isso, pode conceder uma solução específica e transparente por meio da análise das informações que estão dentro do seu ecossistema, se aproximando ainda mais do pequeno e médio varejista e resolvendo uma questão importante dos empreendedores da área ao facilitar o acesso ao crédito. Nosso sucesso como ecossistema é ver o restaurante crescer, independente de qual seja seu canal de vendas.

Conforme levantamento do Serasa Experian de 2024, 47% das PMEs brasileiras não aderiram a produtos de crédito nos últimos dois anos, sendo que metade dessas empresas apontaram planejar adquirir este serviço e o que as impede são as barreiras diante das exigências das instituições financeiras tradicionais (26%).

Maquinona do iFood Pago

A Maquinona do iFood Pago é a única solução de recebimento de pagamentos dos restaurantes que é integrada ao delivery iFood e oferece inteligência de dados com o uso da IA para que os estabelecimentos possam realizar campanhas de atração e retenção dos clientes que autorizem a participação, além de ações de marketing visando a melhora de sua performance. Nos próximos meses cerca de 5 mil maquininhas chegam ao mercado e a expectativa é ter cerca de 50 mil restaurantes operando com a Maquinona até março de 2025.

“Vale ressaltar que não somos uma maquininha tradicional e sim uma potente e moderna categoria desse dispositivo, que agrega dados e estratégia para o nosso parceiro. Não há nada igual no mercado atualmente”, esclarece Henriques. Nos testes iniciais, já vemos os restaurantes incrementando em 7% suas vendas. Acreditamos que o potencial é ainda maior, uma vez que os donos de restaurantes passarão a cuidar proativamente do relacionamento com seus clientes.

Para aperfeiçoar sua oferta em finanças, o iFood conta com a Zoop, sua parceira em pagamentos e que, agora, também é parte do negócio do iFood Pago. O plano de lançamento do iFood Pago contou com a total aquisição desta marca especialista e líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados no Brasil e que já fazia parte do portfólio de empresas investidas pelo iFood desde 2017.

O objetivo com este passo é oferecer ainda mais agilidade e inovação nas soluções tecnológicas de pagamentos, além de serviços bancários para os parceiros restaurantes. A Zoop, além de apoiar o iFood Pago, seguirá oferecendo soluções de pagamentos e Banking As a Service, ou como serviço, para empresas de todos os setores.

Além do portfólio de serviços do iFood Pago, outra solução que está sob o guarda-chuva da marca é o iFood Benefícios, o cartão multi-benefícios voltado para o mercado de benefícios corporativos e para o RH. “O iFood Benefícios está modernizando o setor e, com a evolução deste mercado, cresce exponencialmente em aquisição de novas vidas. Atualmente já possui em sua carteira quase meio milhão de usuários colaboradores de empresas parceiras”, finaliza Henriques.

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