Instituição financeira é uma das primeiras do país a adotar tecnologia
Com crescimento recorde nos últimos anos, Banco Mercantil aposta na tecnologia para continuar oferecendo uma experiência única aos 50+
O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, que acumula dez trimestres consecutivos de resultados recordes, anuncia hoje, durante o Febraban Tech, a implantação da IBM z17, se posicionando entre as primeiras empresas do país a incorporar essa tecnologia à sua infraestrutura. A iniciativa reforça a colaboração de longa data com a IBM e consolida o compromisso do banco com a modernização do core bancário, inovação tecnológica e uso estratégico de inteligência artificial (IA) em suas transações.
Atualmente, 78% das operações de crédito do Banco Mercantil já são realizadas por canais digitais, evidenciando o protagonismo da digitalização na instituição. Neste contexto de plena expansão da transformação digital, a instituição opta pela estratégia de incorporar a sua arquitetura de processamento uma plataforma moderna e robusta já integrada à nuvem, combinando o poder da plataforma, a aceleração da IA e as proteções dos sistemas quânticos.
“A adoção do IBM z17 é mais um passo importante na nossa jornada contínua de evolução tecnológica. A combinação do poder dessa tecnologia com a flexibilidade da nuvem, onde este equipamento será instalado, está alinhada à nossa estratégia de digitalização e à busca por uma experiência cada vez mais fluida, segura e inteligente para os 50+. Ao lado da IBM, fortalecemos uma infraestrutura preparada para transações críticas, que nos impulsiona a inovar com escala, sem abrir mão da confiabilidade que nossos clientes esperam”, destaca o vice-presidente de Produtos, Tecnologia e Serviços do Banco Mercantil, Felipe Boff.
Ganhos com o z17
Ao centralizar o core bancário na z17, o Banco Mercantil projeta resultados na redução de custos operacionais, amplia a resiliência e eleva os padrões de segurança e eficiência dos serviços oferecidos aos clientes em operações como abertura de contas, movimentações financeiras, controle de saldos, empréstimos, pagamentos e processamentos de transações, além de toda a base de dados dos usuários.
O IBM z17 é o primeiro equipamento em seu segmento totalmente projetado para a era da inteligência artificial, integrando IA de ponta à nuvem híbrida, otimizando desempenho, segurança e a tomada de decisão onde os dados críticos residem. A solução é equipada com o processador IBM Telum II, permitindo processar mais de 450 bilhões de operações de inferência por dia, com latência de apenas 1 milissegundo.
Parceria sólida
A parceria entre o Banco Mercantil e a IBM é sólida e duradoura, construída ao longo de décadas com base em inovação e resultados concretos. Nos últimos anos, o banco tem passado por uma transformação significativa, guiada por investimentos consistentes em tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco atingiu, no primeiro trimestre de 2025, seu décimo trimestre consecutivo de resultados recordes — reflexo direto de uma estratégia que alia excelência operacional à inovação centrada no cliente.