INSS antecipa 13º salário: saiba como fazer o seu dinheiro render

Renda extra do 13º salário aquece o mercado e consumidor precisa se organizar para fazer sobrar dinheiro no final do ano/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Educadora financeira Aline Soaper traz dicas para usar o dinheiro de forma consciente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o pagamento da primeira parcela do 13º salário a partir do dia 24 de abril. A medida antecipada pelo governo federal, que geralmente realiza os pagamentos em agosto, pretende injetar R$ 33,68 bilhões na economia do país. Cerca de 33,6 milhões de pessoas serão contempladas, entre os beneficiários estão: aposentados, pensionistas e aqueles que recebem benefícios temporários, como o auxílio por incapacidade temporária e o auxílio-reclusão ao longo do ano de 2024.

Para a educadora financeira Aline Soaper, o uso da primeira parcela do 13º salário deve ser planejado, assim como todo orçamento de uma família. Segundo a especialista em finanças pessoais, para usar de forma consciente esse valor, o trabalhador precisa fazer um levantamento real sobre a situação familiar. “Se existe uma dívida, é preciso avaliar se é possível usar parte do 13º para pagar quitar essa dívida ou colocar em dia parcelas atrasadas das contas mais importantes como condomínio, financiamento da casa, carro e contas essenciais”, explica Soaper.

Abaixo, a educadora financeira elenca algumas dicas para fazer o dinheiro render. Confira!

1) Faça um planejamento

“O erro ao usar o 13º salário está na falta de planejamento. As pessoas tendem a receber e usar toda a quantia de uma só vez. Dinheiro sem nome, some! O planejamento precisa acontecer antes do dinheiro entrar na conta. Avalie a situação atual e antes de gastar defina quais serão as prioridades com esse dinheiro.” explica a educadora financeira.

2) Crie uma reserva financeira

Todas as pessoas deveriam ter um valor correspondente até 6 meses de salário, investidos e reservados para usar apenas em situações realmente necessárias. Como em uma mudança de emprego, início de um negócio, Essa liberação da primeira parcela do 13 salário pode ser usada para iniciar ou complementar essa reserva. O Tesouro Selic e investimentos em CDB’s são boas opções para investir o dinheiro dessa reserva.” sugere Soaper.

3) Realizar um sonho

“Definir algo que deseja e um prazo para realizar é a melhor forma para aumentar a motivação em guardar ao invés de gastar o dinheiro recebido. Muitas pessoas gastam com coisas que não precisam, porque não definiram um objetivo maior para esse dinheiro. O sonho é um bom impulsionador para mudança na forma como usamos nosso dinheiro. Mesmo que o valor não seja suficiente para realizar o sonho, ele pode ser o início dessa conquista.” conclui a educadora financeira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Incêndio em shopping de Natal alerta para importância do Seguro Empresarial
Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) / Foto: Divulgação

Incêndio em shopping de Natal alerta para importância do Seguro Empresarial

Dados recentes demonstraram um crescente aumento de casos de danos estruturais

Next
Rodobens divulga prévia operacional com destaque para crescimento de 15% no varejo automotivo
Rodobens entra no TikTok com estratégia de engajamento interno / Divulgação

Rodobens divulga prévia operacional com destaque para crescimento de 15% no varejo automotivo

No primeiro trimestre de 2024, a companhia cresce e, com a retomada no volume de

You May Also Like