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Inteligência Artificial é utilizada em mais da metade dos processos de vistoria do Seguro Automóvel

Inteligência Artificial é utilizada em mais da metade dos processos de vistoria do Seguro Automóvel / Foto: Freepik
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A opção pela vistoria digital com auxílio da IA aumentou entre os clientes, chegando a 57%; Além disso, 70% das autorizações de reparo são feitas em até 3 dias pela tecnologia

A Inteligência Artificial já é responsável por 57% das vistorias do Seguro Auto, um crescimento de 17 pontos percentuais em quatro meses, segundo dados da Youse, a 1ª seguradora 100% digital do Brasil. Além disso, 70% das autorizações de reparos ou indenização são definidas em até três dias, com o auxílio da tecnologia. Com a IA, todo o processo de avaliação de imagens é feito em menos de 10 minutos e o cliente já recebe a confirmação se os danos estão cobertos por sua apólice e se aquele reparo está autorizado.

De acordo com Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da seguradora, o formato oferece maior agilidade e facilidade para os clientes. Indéo também explica as evoluções feitas na tecnologia ao longo deste período. “Em abril, passamos a permitir que o cliente subisse fotos de sua galeria para o aplicativo durante o processo de vistoria, o que trouxe muita praticidade. Com isso, o cliente não precisa estar próximo do carro ao acionar a seguradora”.

Após um acidente, o cliente pode tirar fotos do carro danificado com o celular e enviar para o sistema. O programa indica os ângulos ideais das fotos, analisa as imagens e garante autorizações mais rápidas, sem necessidade de vistoria presencial em uma oficina de reparação, o que também acelera o processo de orçamento, regulação e análise do sinistro. Ou ainda, o encaminhamento para oficina mais próxima — indicada a partir de dados sobre menor tempo de manutenção e melhor avaliação de serviço.

Há um fluxo inteligente, em que o cliente já sabe se será amparado. 70% das autorizações de reparos ou indenização é definida em até três dias, a contar da data que o sinistro é avisado. Para os clientes que preferem o atendimento tradicional, a Youse oferece a opção de vistoria presencial. Nestes casos, a Inteligência Artificial atua internamente, avaliando a correção dos processos e autorizando a execução do serviço com mais agilidade.

Com o objetivo de tornar todo o processo do Seguro Auto mais fácil e confiável para os clientes, a Youse implementou um Clube de Oficinas TOP+, uma ampla rede com 244 oficinas parceiras por todo o território nacional. A iniciativa permite que a insurtech estabeleça um padrão de mão de obra especializado e de qualidade para cobrir 100% dos serviços previstos nos acionamentos de sinistros.

Atualmente, 100% do Clube de Oficinas trabalham através de imagens, sem a necessidade de deixar o carro no local. Desta forma, todos os elos do ecossistema – a oficina, a Youse e o cliente – conseguem visualizar o processo em que o veículo está.

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