Inteligência Artificial vai facilitar de forma inédita exercício da advocacia

ThisIsEngineering/ Pexels
ThisIsEngineering/ Pexels

A novidade lançada pela AASP – Associação dos Advogados, revoluciona o sistema de intimações, que entregará ao advogado sugestões de conteúdos relacionados

Mais do que realizar e lançar produtos, é preciso manter-se à frente e olhar em direção ao futuro, inovar. Essa é a premissa da AASP – Associação de Advogados, que completa oito décadas de atuação em 2023 com um lançamento inédito: uso da Inteligência Artificial (IA) para potencializar e facilitar o exercício da advocacia de todo o Brasil.

A inovação vai funcionar no processo de intimações, um serviço prestado pela AASP que já é uma referência no país. Este trabalho já é informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas no corpo associativo no país, mas, a partir de agora, ficará ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de IA.

Funcionará assim: junto com cada intimação recebida, associadas e associados serão impactados por conteúdos relacionados que vão tornar os próximos passos da atuação profissional mais rápidos e práticos. Serão sugestões de jurisprudência, doutrina e cursos relacionados ao tema da decisão.

O sistema da AASP incorpora, assim, a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada (ANI), há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas”, explica Helton Germano, Gerente de Tecnologia da AASP.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário.

Com aprendizado inteligente, a nova funcionalidade será aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Para a AASP, o desenvolvimento ocorrerá rapidamente por conta da força do associativismo. Esse é outro papel fundamental da Associação para advocacia nacional: reunir insights da advocacia a cada novo lançamento de maneira única e rápida.

O que muda daqui pra frente?

Hoje, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários. As informações coletadas são organizadas e atualizadas no sistema, além de serem conferidas, em último nível, por nossos agentes, que garantem mínimo de falha, reduzindo quase a zero envios de homônimos e outras falhas. O envio é feito por e-mail, no app e no site da entidade. Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2023, a AASP tratou mais de 50 milhões de publicações.

A partir de agora, associadas e associados não só terão acesso às suas intimações como também receberão a jurisprudência e cursos AASP relativos ao processo. Além disso, o sistema também oferecerá a doutrina por meio de indicações de revistas e outros meios informativos publicados pela instituição.

“Esse tipo de recurso dentro da advocacia é algo totalmente inovador. Agora, os advogados poderão baixar, copiar e avaliar as informações indicadas pela IA. Aliás, a avaliação é um ponto de suma importância, porque por meio do clique nas opções “like / dislike”, o usuário ajudará a calibrar a eficiência da ANI. Hoje, sua capacidade de assertividade pela amostragem é de 60%, ou seja, quanto mais usado for, maior sua chance de entregar a jurisprudência e a doutrina dentro de melhores parâmetros”, comenta Eduardo Mange, presidente da AASP.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Samsung Ocean oferece aulas gratuitas de Inteligência Artificial e Inovação em setembro
Samsung Ocean oferece aulas gratuitas de Inteligência Artificial e Inovação em setembro/ Foto: Divulgação

Samsung Ocean oferece aulas gratuitas de Inteligência Artificial e Inovação em setembro

Programa de capacitação tecnológica da Samsung tem agenda de atividades

Próximo
Festival RME 2023 abre inscrições para Espaço Autoras
Festival RME 2023 abre inscrições para Espaço Autoras/ Foto: Divulgação

Festival RME 2023 abre inscrições para Espaço Autoras

O maior evento nacional para mulheres empreendedoras terá palestras e painéis

Veja também