Especialistas em seguros e consultores financeiros da agência de risco AM Best alertam que a intervenção do governo dos Estados Unidos da América (EUA) em torno da falência do Silicon Valley Bank (SVB) evitou uma explosão no acionamento de seguros para diretores e executivos de startups e capitais de risco.
“Como as startups são, por natureza, muito mais ágeis e menos avessas ao risco do que outras empresas, seus diretores e executivos geralmente tomam decisões rapidamente”, afirmou David Blades, diretor associado de Pesquisa e Análise da Indústria da AM Best.
Cinco seguradoras dos EUA têm exposições a ações concentradas no setor bancário e fiduciário mais amplo do que seu capital e dezessete companhias têm exposições que totalizam pelo menos metade de seu capital.
“As seguradoras que realizam análises detalhadas sobre o impacto do aumento das taxas de juros em suas carteiras de ativos-passivos e gerenciam seus impactos por meio de capital e outras ferramentas de gerenciamento de risco se sairão melhor nesses eventos do que naqueles que são menos bem gerenciados”, completou Jason Hopper, diretor associado de pesquisa e análise do setor da AM Best.