IPC dos Estados Unidos: mais elevado do que o mercado e o Fed desejavam

Country Risk Atlas: em 2023, 21 economias tiveram sua classificação de risco elevada, enquanto apenas 4 foram rebaixados/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Núcleo do IPC subiu 0,36% em uma base com ajuste sazonal

Os dados do IPC de março mostraram uma inflação apenas modestamente superior ao esperado, mas foi significativamente mais elevada do que a Reserva Federal e o mercado desejavam.

O núcleo do IPC subiu 0,36% em uma base com ajuste sazonal. Embora este seja um aumento “fraco” de 0,4%, ainda assim será uma boa bofetada na cara de pessoas como eu, que procuravam um primeiro corte nos fundos do Fed em Junho.

Lendo nas entrelinhas, os dados mais decepcionantes para aqueles que estão no time “a inflação está moderando” incluem impressões contínuas de níveis altos nos serviços principais sem a habitação (cerca de 0,65%), que foi impulsionado por níveis altos nos serviços de veículos motorizados e impressões de serviços médicos, e um crescimento novamente na categoria Alimentação Fora de Casa (dos muito encorajadores 0,1% do mês passado para 0,3%).

Os aspectos positivos, se os procurarmos, numa divulgação globalmente decepcionante foram um regresso a uma deflação modesta na categoria de bens essenciais e, mais importante, alguns sinais de moderação nas categorias de inflação de abrigo que nós e a Fed esperávamos.

Embora concordemos com a reação do mercado de reduzir substancialmente as probabilidades de um corte em junho, bem como de reduzir o número total de cortes esperados em 2024, o movimento massivo que vimos até agora (com o rendimento do Tesouro de 2 anos sendo negociado atualmente perto de 4,95%, um aumento de 0,21%) parece uma reação exagerada moderada a um aumento “fraco” de 0,4% no núcleo da inflação, especialmente porque a leitura do núcleo do PCE é provavelmente um pouco mais moderada.

Embora não devamos excluir completamente a possibilidade de um corte nas taxas em junho, também não creio que devamos esperar por um neste momento. Parece que o caminho mais provável para um corte em junho envolve um evento geopolítico ou dados chocantemente ruins do mercado de trabalho, pelo que os investidores devem ter cuidado com o que “desejam”.

Para ser claro, enquanto este lançamento decepcionará o Conselho da Reserva Federal e provavelmente atrasará o tempo para o primeiro corte de taxa, não acreditamos que essas mudanças mudem a narrativa de que o Fed está procurando se tornar menos restritivo ao reduzir as taxas de política assim que sentir que é apropriado e está bem posicionado para agir agressivamente se a economia vacilar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
“Super quarta” da inflação: veja como os dados divulgados podem impactar as ações no Brasil e EUA
Cleide Rodrigues, analista de investimentos da MW Research/Foto: Divulgação

“Super quarta” da inflação: veja como os dados divulgados podem impactar as ações no Brasil e EUA

Segundo analista chefe da Money Wise Research, Cleide Rodrigues, as ações mais

Next
Santander desenvolve solução de BaaS que automatiza câmbio para empresas

Santander desenvolve solução de BaaS que automatiza câmbio para empresas

Tecnologia automatiza processos de cotações e transações em moeda estrangeira, e

You May Also Like