Quinzena do Seguro

ISO da Inovação: qual a importância da gestão da inovação para as empresas?

ISO da Inovação: qual a importância da gestão da inovação para as empresas? / Foto: Skye Studios / Unsplash Images
Foto: Skye Studios / Unsplash Images

ISO 56002 promove engajamento dos colaboradores, valorização do produto e abertura de novos mercados, garante o CEO da SoftExpert

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização sem fins lucrativos criada para ajudar na reconstrução de empresas devastadas durante a Segunda Guerra Mundial, e se tornou uma das mais importantes referências internacionais em modelos de padronização e governança. A entidade defende que o conceito de inovação se refere a trazer mudanças positivas e agregar valor a um negócio, melhorando métodos ou práticas existentes, ou introduzindo novos processos, serviços ou produtos começando do zero. Pensando na demanda das empresas por inovação, a entidade lançou, em 2019, a ISO 56002, focada em Gestão da Inovação.

A norma defende que uma gestão com foco em inovação garante o desenvolvimento contínuo de novos produtos e serviços, e dessa forma, as empresas que possuem uma cultura voltada para a inovação são mais ágeis em identificar tendências de mercado e responder às novas demandas que elas trazem. É nesse espaço que atua a SoftExpert, empresa de Joinville que fornece soluções de transformação digital a nível global.

Dentre os produtos e serviços que a companhia possui, está o SoftExpert ICM, uma solução de Gestão de Mudanças e Inovação que ajuda as empresas a colher os benefícios da gestão de inovação. As empresas podem usar a plataforma para obter insights de toda a organização e gerenciá-los de ponta a ponta, identificando quais ideias têm maior probabilidade de sucesso e implementá-las por meio de projetos. Além de realizar todo gerenciamento e monitoramento do planejamento, atividades, responsáveis e prazos, assim como o retorno do investimento das ações, para obter uma visão geral de todos os resultados da inovação na organização em questão.

“O processo de gestão da inovação incorpora o pensamento estratégico, pois cada nova proposta é analisada com base nos objetivos organizacionais da empresa para avaliar se ela poderá gerar mudanças significativas. Portanto, podemos definir a gestão da inovação como o processo de desenvolver e refinar novas ideias até que elas se tornem realidade, trazendo diversos benefícios para as empresas, como: engajamento dos colaboradores, vantagem competitiva e crescimento, otimização de processos, valorização do produto e da marca e abertura de novos mercados”, pontua Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Nessa linha, a gestão da inovação é responsável por desenvolver, organizar, implementar e gerenciar processos inovadores e ideias que sejam aplicáveis e impulsionem o crescimento da organização. Para isso, é necessário que esses processos tenham uma estruturação para um início (entradas de ideias e projetos), um meio (gerenciamento) e um fim (entregas e soluções). Como resultado da implementação da gestão da inovação, as empresas se tornam mais competitivas em seu próprio mercado de atuação, ou até mesmo iniciam a operação em mercados anteriormente inexplorados.

É o caso da SoftExpert: ao pautar sua trajetória em transformação digital e inovação, a solução da empresa é utilizada por 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países. Além disso, a companhia possui unidades de negócios em países como México, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Portugal e Turquia e resolve dores de empresas de diversos setores e variados portes entendendo que é necessário oferecer um atendimento local com solução personalizada e pensada para cada organização.

Logo, a inovação é essencial para garantir a sustentabilidade dos negócios a longo prazo e evitar que as empresas entrem em um ciclo de estagnação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
OAB SP pede suspensão dos prazos processuais nas comarcas do litoral norte de São Paulo
OAB SP pede suspensão dos prazos processuais nas comarcas do litoral norte de São Paulo / Foto: Tingey Injury Law Firm / Unsplash Images

OAB SP pede suspensão dos prazos processuais nas comarcas do litoral norte de São Paulo

Next
Você sabia que o Seguro de Vida pode ser usado em vida?
Luiz Longobardi Junior, diretor de Mercado e Distribuição (CCO) da Rede Lojacorr / Foto: Divulgação

Você sabia que o Seguro de Vida pode ser usado em vida?

Corretores participam de campanha que aborda os benefícios e estratégias na

You May Also Like