Seguradora digital nasceu com uma solução voltada para o seguro contra acidentes pessoais para autônomos, prestadores de serviços e profissionais liberais
O mercado tem enfrentado um cenário incerto nos últimos tempos. Os juros altos têm contribuído para aumentar a aversão ao risco e investimentos de longo prazo, impactando em especial as startups, que lidam com baixa liquidez e perspectivas não muito claras em relação ao tempo de retorno dos resultados. Na contramão desse cenário de incerteza, a IZA Seguros celebra o segundo ano em atividade, aprimora o modelo de negócio e colhe os louros da inovação em um segmento pouco versátil: anuncia, ainda, a captação de sua terceira rodada de investimentos, no valor de R$ 16 milhões.
O aporte, realizado por um pool de investidores, será utilizado para acelerar o crescimento e a expansão do portfólio de produtos, que poderão ser adicionados ao plano de seguro. Com o valor, a IZA Seguros já soma R$ 34 milhões em rodadas de investimentos desde a sua fundação, em 2021, mostrando que a combinação entre tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência do mercado de seguros e a personalização dos produtos para públicos que não tinham acesso a esse tipo de serviço desperta o interesse dos investidores nesse mercado. Atualmente, a seguradora digital possui mais de 250 mil vidas seguradas.
“O ecossistema de startups cresceu a passos largos, fazendo barulho no mercado. No entanto, é imprescindível ter um modelo de negócio sustentável a longo prazo para conseguir se manter diante das intempéries do cenário econômico”, afirma Amanda Senedesi, co-fundadora & head Técnica e Financeira da IZA.
Segundo a executiva da IZA, os investidores estão mais cautelosos e seletivos na hora de escolher onde aportar capital. Para ela, o mercado segurador precisa ser flexível para se adaptar às demandas dos consumidores por produtos específicos. Empresas que percebem essas potencialidades no setor e possuem uma governança sólida ganham destaque entre os investidores, pois oferecem aos clientes experiências mais eficientes e personalizadas.
“O mercado de seguros no Brasil é extremamente regulado e sabemos que todos os investimentos que possuem riscos estão pausados. Vemos que estamos na contramão do mercado nesse ponto. É natural que os investidores procurem empresas que possuam modelos de negócio mais sólidos e uma equipe capaz de lidar com os desafios atuais e na IZA buscamos exatamente isso: manter o crescimento sólido e cada vez mais abrir espaço para novos recursos e produtos”, explica.
Maior tração em parcerias e produtos B2B
A seguradora digital nasceu com uma solução voltada para o seguro contra acidentes pessoais para autônomos, prestadores de serviços e profissionais liberais. Após investimentos em tecnologia, experiência do usuário e personalização, o produto ganhou escala ancorado em uma mudança no modelo de negócio, que foi capaz de atender demandas represadas de mercado, disponibilizando o portfólio de serviços para empresas de segmentos estratégicos, com prestadores de serviço em suas bases, como delivery, logística, estética, limpeza residencial, consultoria, higiene e beleza.
Adaptar a direção da IZA foi um movimento fundamental para o desenvolvimento da empresa, afirma Gabriel de Ségur, fundador e CEO, ao avaliar os dois anos de atuação, mirando em um 2023 ainda mais consistente. “O mercado segurador precisa de empresas que estejam empenhadas em compreender os anseios de diferentes públicos e isso passa por um esforço de transformação”, diz.
Burocracia, aliás, não combina com a proposta de valor da IZA, diz Ségur. “Quando uma pessoa compra um seguro, o que espera é, no momento em que precisar, ter o ressarcimento rápido do sinistro. Na IZA, atingimos algo nunca feito nessa indústria tradicional de seguros, que é, estando toda a documentação em ordem, quitar um sinistro em menos de uma hora. Orgulho do que atingimos nestes dois anos, de fazer parte disso e do que ainda iremos buscar”, explica o executivo.
Ele destaca, ainda, outras facilidades que a IZA possibilita aos seus segurados e que revolucionaram o mercado. “Pagamos o executante do procedimento e reembolsamos as despesas médicas subsequentes ao atendimento de urgência e emergência, gerando uma grande comodidade ao nosso cliente. Esse fator, aliado ao ressarcimento rápido, certamente contribuiu para expandir a nossa base de clientes e escalar essa terceira rodada com R$ 16 milhões captados”, analisa.
Por fim, Ségur ressalta que os resultados alcançados nos dois anos de atuação estão dentro das estratégias e dos objetivos da empresa. As expectativas, garante, são animadoras e promissoras. “Estamos em um momento muito positivo, com uma escalada de receita, segurados e de nosso time interno, o que reflete a confiança dos investidores que embarcaram conosco na missão de atender o brasileiro que mais precisa e, também, as empresas que têm nesse público a sua mão de obra”, finaliza.