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Jornada do ciclo de receitas beneficia setor financeiro na saúde

Jornada do ciclo de receitas beneficia setor financeiro na saúde / Foto: Freepik
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Adoção de automações e gestão 360º impulsionam a economia e ajudam a evitar glosas (faturamentos não recebidos ou recusados)

As glosas nas instituições de saúde podem gerar grandes transtornos para a assistência médica. De acordo com o Observatório Anahp 2023, o prazo médio de recebimento dos recursos devidos pelas operadoras de planos de saúde aos hospitais pelos serviços prestados é de 68,56 dias, enquanto o índice de glosas é de 3,76% para o valor das contas glosadas sobre a receita líquida dos hospitais. Por este motivo é essencial considerar a integração e a jornada do ciclo de receitas para o bem-estar financeiro da instituição.

Seja na clínica, operadora ou hospital, o caminho do faturamento das contas exige muita atenção aos mínimos detalhes. Um medicamento mal faturado ou a perda de informações do paciente atendido através de uma falha de comunicação podem gerar grandes transtornos.

“Qualquer erro na baixa financeira ou na análise das contas médicas geram grandes custos financeiros e de tempo para a instituição, com a disparidade no fluxo de cobrança e divergências no que é comunicado entre hospital e operadora, por exemplo”, afirma Bruno Trindade, Diretor Executivo da Healthcare Alliance, empresa da saúde com portfólio de soluções de A a Z para organizações do setor.

Em 2021, por exemplo, as despesas com clientes representaram 86% dos R$ 286 bilhões de faturamento das operadoras de saúde brasileiras em 2021, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A solução para otimizar os custos sem a perda da qualidade pode ser pensar em uma jornada contínua, desde a entrada do paciente na instituição até a realização da baixa financeira. Esse, inclusive, tem sido um dos métodos adotados pelos gestores brasileiros.

“Observar a receita através do todo, e não como fenômenos isolados, é fundamental para uma saúde financeira nos hospitais e operadoras. É possível transformar o processo de comunicação entre hospital e convênio, tornando tudo mais rápido, transparente e sem glosas”, completa Trindade.

Ações como a automação do faturamento e realização de auditoria pós, além do controle comercial e análise preditiva dos dados podem gerar uma visão 360º que permite identificar rapidamente os problemas e logo estimular uma ação rápida.

Cada valor otimizado, sem a perda da qualidade dos produtos, serviços e atendimentos, pode ser um grande aliado nos investimentos futuros da instituição de saúde. É o que aponta Henrique Antunes, CEO da GIF Healthtech, empresa do setor da saúde especializada em soluções digitais para o faturamento das instituições.

“Trazer inúmeros conhecimentos, como a gestão à vista, gestão fee for value e a gestão à vista é fundamental para uma jornada sem percalços, que pode gerar caixa para melhorias futuras. Além disso, atuar na etapa certa é fundamental”, encerra.

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