A Kia Brasil anunciou hoje o início da comercialização do Niro ano/modelo 2025/2026, comercializado em duas versões. Com o bônus promocional de R$ 20.000,00 por tempo limitado, o Niro na versão EX, tem preço público sugerido reduzido de R$ 214.990,00 por R$ 194.990,00, e na versão do Niro SX Prestige, de R$ 239.990,00 por R$ 219.990,00.
O SUV compacto HEV (híbrido pleno) que traz motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, e motor elétrico, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, que oferece potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm, cuja performance do conjunto motriz pode ser traduzida nos dados de consumo: segundo o Ranking Folha-Mauá, o Kia Niro faz 24,6 km/l na estrada e 27,2 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 1.142 km de autonomia.
“Com esses dados de consumo e de autonomia do Niro, a Kia vislumbra conquistar consumidores brasileiros que, efetivamente, levam em conta a economicidade como um dos pilares de decisão de compra”, argumenta Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil.
O design externo do Niro é inovador, ousado e elegante. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED. Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C. E o principal atrativo estético também está na coluna C, agora com uma cor diferente do restante da carroceria, proporcionando refinamento e distinção ao modelo.
O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.
As configurações de suspensão do Niro têm na dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink. A direção é elétrica e os freios são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).
O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.
Essas tecnologias incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.
No Brasil, o Niro é disponibilizado em um total de 17 combinações de cores. Entre as cores únicas, são oito opções ao consumidor – branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano. Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores – verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto, que adicionam assim mais nove combinações.
O Niro conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).
