Dados do Infosiga SP apontam que houve queda de 7,7% neste ano no número de óbitos no trânsito do Estado
Como vem fazendo desde o início do ano e especialmente nesta Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último dia 15, o Detran-SP intensifica também nesta sexta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, seu trabalho em prol da conscientização crescente da população para o comportamento cidadão no trânsito.
O órgão está veiculando sua campanha educativa “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”. As peças estão na internet, em emissoras de televisão e rádio e em relógios de rua, lembrando que todos podem assumir papéis diversos no trânsito – de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. Então, é mais do que essencial priorizar o respeito à vida.
Aliada à campanha, cuja mensagem está sendo veiculada também em painéis eletrônicos e cancelas de pedágio das estradas paulistas concedidas, o Detran-SP está trabalhando em parceria com a PM pelo uso responsável dos automóveis, com a realização de mais de 120 blitze de fiscalização da alcoolemia. Nessa empreitada, as crianças são agentes disseminadores e transformadores: só na Semana Nacional de Trânsito, mais de duas mil delas, de 04 a 09 anos, serão convidadas a desenvolverem atividades lúdicas, voltadas para a educação no trânsito na capital.
A proteção à vida é um dos pilares da nova gestão do Detran-SP. O assunto tem sido a tônica constante de suas campanhas educativas. O Dia Mundial sem Carro tornou-se também data consagrada no calendário brasileiro para a reflexão sobre a exigência de mais racionalidade e solidariedade nos deslocamentos nos grandes centros. Além disso, esse debate vem chamando a atenção, ao longo dos anos, para a necessidade de melhor aparelhamento do transporte público e de investimento constante na tecnologia e na engenharia de tráfego, especialmente nos grandes centros.
Dados de agosto do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pela Detran-SP, mostram que as iniciativas de reflexão e de conscientização da sociedade podem trazer impactos positivos fundamentais para a minimização desta “pandemia invisível que mata mais de 25 mil pessoas por ano em nosso país” – como se referiu o presidente da autarquia, Eduardo Aggio, aos desastres no trânsito que, aliás, poderiam ser evitados.
O Estado de São Paulo apresentou queda de 15,8% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre agosto de 2023, quando ocorreram 433 óbitos, com o mesmo mês do ano passado, que teve 514 ocorrências do tipo.
“Precisamos atuar de forma diversificada, com ações educativas, preventivas e punitivas, para insistir no despertar do senso de responsabilidade e de cidadania que todos temos que ter no trânsito”, afirma Aggio. A curva de queda de óbitos no trânsito no Estado também é evidenciada pela comparação entre os oito primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 3.573 ocorrências de janeiro a agosto de 2022, contra 3.298 de janeiro a agosto de 2023 – uma redução de 7,7% neste ano.
Entre os números do Infosiga, destaca-se ainda a queda de ocorrências fatais entre todos os modais analisados: pedestres, automóveis, bicicletas e motocicletas. A maior redução ocorreu justamente em relação aos óbitos envolvendo pedestres, que caíram 8,1% no comparativo dos oito primeiros meses de 2022 para 2023, de 828 para 761 casos. As mortes de ocupantes de automóveis tiveram queda de 7,5% no mesmo período, de 830 para 768 ocorrências.
Os óbitos decorrentes de ocorrências com ciclistas caíram 5,4% no comparativo dos sete primeiros meses de 2022 e 2023 (de 242 para 229, respectivamente). E as mortes de motociclistas registraram uma redução de 4,1% neste período, de 1.402 para 1.345 casos.
Porém, os números demonstram que as ações de conscientização não podem ser interrompidas. Com relação aos sinistros com vítimas não fatais, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 5,6% no comparativo entre agosto de 2022 e 2023. Foram 15.801 ocorrências naquele mês em 2022, contra 16.692 no mês passado.
Dicas de segurança
Pensando na segurança de todos, especialmente do pedestre, sempre o mais frágil nas ocorrências de trânsito, o Detran-SP também reforça dicas de comportamentos adequados para quem desempenha cada um dos papeis no trânsito:
Pedestre:
● Atravesse sempre na faixa e quando o semáforo estiver aberto para o pedestre.
● Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua.
● Não use celular ou fone de ouvido enquanto atravessa a via.
● Só desembarque de veículos pelo lado da calçada.
● Antes de passar na frente de qualquer tipo de veículo, certifique-se de que você foi visto pelo condutor
● Não atravesse por trás de carros, ônibus e árvores, pois são pontos cegos para os motoristas.
● Caminhe sempre pela calçada
Motorista:
● Não pare em cima da faixa de pedestres.
● Quando não houver faixa luminosa de travessia, dê preferência ao pedestre, pois o Código Brasileiro de Trânsito assegura que a sua travessia deve ser priorizada.
● Reduza a velocidade ao visualizar uma pessoa atravessando a via.
● Evite buzinar para os pedestres, pois pode assustá-lo e tirar sua atenção enquanto atravessa a rua.
● Não utilize o telefone celular enquanto dirige ou quando estiver parado no semáforo.
● Saiba que é regra de trânsito aguardar a travessia dos pedestres, mesmo quando semáforo abrir ou quando fizer conversões
Motociclista:
● O uso do capacete é obrigatório para piloto e garupa. Minimiza as chances de ferimentos graves em um sinistro. Deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada.
● Use calçados e roupas resistentes, o tecido mais grosso protege melhor o motociclista e pode evitar lesões. São proibidos chinelos ou sandálias. Existem também coletes refletivos para sobrepor às roupas comuns e tornar o motociclista mais visível na via, principalmente à noite. O uso de luvas nas mãos também é indicado.
● O celular pode ser utilizado como GPS, desde que acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado.
● Trafegar no corredor não é proibido pela legislação, mas o piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal de 1,5m em relação aos demais veículos, além de considerar a velocidade e a situação do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas.
● Não ultrapasse pela direita. A ultrapassagem deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.
● É fundamental respeitar os limites de velocidade, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas – que deixa o condutor mais vulnerável e, em caso de sinistro, projeta o corpo do piloto contra outro veículo ou o asfalto. O impacto é maior conforme aumenta a velocidade.
● O motociclista deve estar montado ou sentado, com as duas mãos no guidão e os pés sobre os pedais ou assoalho (no caso de motoneta) para pilotar. Não é permitido também descer da moto e empurrá-la com o motor ligado para fazer alguma manobra.
● O escapamento esportivo é permitido, desde que atenda o que prevê a legislação federal de trânsito. O motociclista não pode rodar com descarga livre, silenciador defeituoso, sem redutor de temperatura ou com dano que comprometa a eficiência do escapamento, situações que configuram infração de trânsito.
● As alterações na motocicleta devem seguir as especificações previstas na legislação de trânsito e muitas devem ser anotadas no documento da moto. Na dúvida do que pode mudar, procure primeiro o Detran-SP.
● Antena corta-pipa é de extrema importância para a vida do motociclista, pois impede o contato direto da linha cortante da pipa com o pescoço do piloto.
● Buzina só na hora certa, deve estar restrita apenas a situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos, dando um simples toque.
● A manutenção preventiva evitará dor de cabeça e falhas inesperadas. Confira sempre a calibragem e a aderência dos pneus, freios, buzinas, combustível, funcionamento do farol, entre outros itens importantes.
● Não é permitido utilizar Bluetooth em capacete; é possível usá-lo apenas na carenagem da moto. As penalidades previstas para o uso inadequado são multa de R$ 130,16 e cinco pontos no prontuário do condutor.
Ciclista:
● A bicicleta também é um veículo e é necessário respeitar as regras de circulação
● Comunique-se: sinalize qualquer alteração de percurso com um dos braços
● Para a sua segurança, atente-se aos itens obrigatórios: campainha, capacete, faixas refletivas e retrovisor
● Respeito os pedestres. Desça da bicicleta ao atravessar em faixas de pedestres ou circular pela calçada
● Mantenha a distância de 1,5 metro dos carros, tanto nas laterais, quanto na dianteira e na traseira
● Respeite sempre o semáforo
● Cuidado com o volume dos fones de ouvido; é fundamental perceber sons externos
● Esteja visível. Use roupas claras ao pedalar à noite e equipe-se com iluminação traseira e dianteira
● Não pegue carona na “rabeira” de ônibus, caminhão ou qualquer outro veículo