Referência nacional em projetos de assistência social, a instituição, que já recebeu a visita do Rei Pelé, comemora o atendimento a mais de 500 mil pessoas
Com 42 unidades espalhadas pelo país e um forte histórico de apoio a crianças, jovens e idosos e famílias em vulnerabilidade social, o Lar Fabiano de Cristo chega aos 65 anos preservando sua missão de proteção social e educação transformadora para construir um mundo melhor. Com apoio da CAPEMISA, a instituição já atendeu mais de 500 mil pessoas nos últimos 15 anos, com um trabalho certificado pela Unesco. Em 2021, foram mais de 30 mil pessoas ou 5.975 famílias assistidas.
O Lar Fabiano oferece, por exemplo, oficinas de aprendizado profissionalizante totalmente gratuitas, como artesanato, pintura em tela, culinária, salão de beleza, corte e costura, bordado, marcenaria e mecânica, entre outras. Há ainda incentivo à prática de esportes como judô, karatê, vôlei e futebol, muitas vezes com a participação de medalhistas nacionais. Também são realizadas atividades de valorização da arte e cultura com aulas de teatro, desenho e pintura, danças regionais e contemporâneas, coral infantil e da melhor idade.
Ao longo de sua história, o Lar Fabiano de Cristo sempre despertou a atenção de autoridades e personalidades, que visitam suas instalações. Até mesmo o Rei Pelé se encantou com o trabalho, quando conheceu a unidade de Três Corações, sua cidade natal, em Minas Gerais, no ano de 1971. O maior jogador da história do futebol também tinha grande interesse em projetos que contribuíssem com o futuro dos mais vulneráveis e desassistidos. Emocionado, naquela ocasião, chegou a brincar com as crianças.
Desde sua fundação, a instituição recebe apoio importante da CAPEMISA. “Nós cuidamos da vida das pessoas e percebemos que a educação e a oportunidade são transformadoras e essenciais para um mundo melhor. Por isso, participamos com muito carinho e atenção do trabalho do Lar Fabiano de Cristo, que contribui com o crescimento pessoal, humano, social e profissional das pessoas que assiste”, diz o presidente da empresa, Jorge Andrade.
Além da CAPEMISA, o Lar Fabiano de Cristo também conta com a parceria de outras empresas para algumas das oficinas oferecidas. São diversos projetos desenvolvidos, entre eles, o “Educação do Ser Integral”, que norteia toda a ação socioeducativa, estimulando ideias universais de convivência pacífica como amor, honestidade e respeito.
O projeto “Jacaré Poió”, com foco no desenvolvimento de indivíduos, forma grupos de crianças entre 6 e 11 anos para o incentivo à leitura. Para o público jovem, o projeto “Aprendiz Integral” capacita para a participação em Projetos de Jovem Aprendiz de empresas parceiras, privadas e públicas. Com o aprendizado técnico e teórico que o Lar Fabiano de Cristo oferece, os jovens conseguem oportunidade para ter vivência prática nas organizações e desenvolvimento profissional, para disputar vagas no mercado de trabalho em iguais condições a outros candidatos, aumentando assim sua perspectiva futuro. A CAPEMISA ainda busca mobilizar a sociedade em momentos especiais, com campanhas de apadrinhamento de crianças e idosos para envio de presentes no Natal Solidário, além do projeto ‘Caixa Doadora’, que recebe agasalhos e outros itens para os casos de calamidades públicas, e brinquedos para o Dia das Crianças.