31% dos respondentes das regiões Norte e Centro-Oeste consideram vender o carro atual para evitar o pagamento
A OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos do Brasil, realizou um levantamento com usuários de todo o país para analisar como pretendem pagar a alíquota anual do IPVA, cujo calendário para primeira parcela ou cota única vai até o fim do mês. O estudo aponta que 41% dos entrevistados já consultaram o imposto e 52% pretendem fazer o pagamento à vista. Dentre as cinco regiões do país analisadas, Norte e Centro-Oeste concentram a maior parte dos que pensam em vender o carro atual para evitar o pagamento do valor, somando 31%.
“Acompanhamos de forma atenta o mercado de Autos e, por meio das nossas ferramentas de pesquisa buscamos entender de forma aprofundada os movimentos dos usuários, que apontam perfil e tendências do setor”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.
De acordo com o estudo, a cada 4 pessoas que pretendem parcelar o tributo, 1 deseja fazê-lo em 5 vezes. Na Região Sul, essa intenção chega a 30%. 54% dos sulistas também consultaram com antecedência o valor do imposto. Já a Região Norte concentra a maior porcentagem dos que pretendem pagar à vista (56%).
A pesquisa também aponta que 72% dos respondentes nacionais não consideram vender o carro para evitar o pagamento do IPVA 2023, o que, de acordo com o levantamento, é um cenário semelhante à edição 2022 da pesquisa.
Perfil dos entrevistados
A maioria dos participantes do levantamento da OLX são da Região Sudeste e Sul (61%). Em relação à idade, mais da metade tem entre 35 e 54 anos, seguidos da faixa etária entre 35 e 44 anos, que compõem quase 30%.
O estudo contou com a participação de 29.680 pessoas entre 2 e 5 de janeiro de 2023.