Levantamento da OLX aponta que mais da metade de seus usuários pretendem pagar o IPVA 2023 à vista

Levantamento da OLX aponta que mais da metade de seus usuários pretendem pagar o IPVA 2023 à vista / Foto: Aayush Srivastava / Pexels
Foto: Aayush Srivastava / Pexels

31% dos respondentes das regiões Norte e Centro-Oeste consideram vender o carro atual para evitar o pagamento

A OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos do Brasil, realizou um levantamento com usuários de todo o país para analisar como pretendem pagar a alíquota anual do IPVA, cujo calendário para primeira parcela ou cota única vai até o fim do mês. O estudo aponta que 41% dos entrevistados já consultaram o imposto e 52% pretendem fazer o pagamento à vista. Dentre as cinco regiões do país analisadas, Norte e Centro-Oeste concentram a maior parte dos que pensam em vender o carro atual para evitar o pagamento do valor, somando 31%.

“Acompanhamos de forma atenta o mercado de Autos e, por meio das nossas ferramentas de pesquisa buscamos entender de forma aprofundada os movimentos dos usuários, que apontam perfil e tendências do setor”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.

De acordo com o estudo, a cada 4 pessoas que pretendem parcelar o tributo, 1 deseja fazê-lo em 5 vezes. Na Região Sul, essa intenção chega a 30%. 54% dos sulistas também consultaram com antecedência o valor do imposto. Já a Região Norte concentra a maior porcentagem dos que pretendem pagar à vista (56%).

Divulgação
Divulgação

A pesquisa também aponta que 72% dos respondentes nacionais não consideram vender o carro para evitar o pagamento do IPVA 2023, o que, de acordo com o levantamento, é um cenário semelhante à edição 2022 da pesquisa.

Perfil dos entrevistados

A maioria dos participantes do levantamento da OLX são da Região Sudeste e Sul (61%). Em relação à idade, mais da metade tem entre 35 e 54 anos, seguidos da faixa etária entre 35 e 44 anos, que compõem quase 30%.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

O estudo contou com a participação de 29.680 pessoas entre 2 e 5 de janeiro de 2023.

Total
0
Shares
Prev
Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso
Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso / Foto: Pixabay

Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso

Segundo dados divulgados pela Zapay, o IPVA 2023 ficará, em média, 10% mais caro

Next
Rede Lojacorr: Cresce a produção de seguros em 2022
Cresce a produção de seguros em 2022 / Foto: Mikael Blomkvist / Pexels

Rede Lojacorr: Cresce a produção de seguros em 2022

Mesmo em ano desafiador para o setor, dados da maior rede de corretoras de

Veja também