A conscientização sobre a importância da proteção financeira em um contexto de longevidade, juntamente com avanços regulatórios, tem impulsionado a modernização da cobertura de vida no Brasil. Mas apesar desse avanço, há desafios grandes, especialmente aos corretores que atuam nesse segmento.
Para entender melhor esse cenário, conversamos com Felipe Carvalho, Head de Life Insurance do Grupo Fetra e Presidente do CVG SC, que compartilhou sua visão sobre as mudanças no setor, as dificuldades enfrentadas pelos corretores e como o Grupo Fetra tem sido um grande aliado nesse processo.
Um mercado em potencial
Os números mostram um cenário positivo: de janeiro a setembro de 2024, o setor registrou um crescimento de 13,4% em relação ao período homólogo. Mas, segundo Felipe, ainda há muito a ser feito.
“O cenário está em franca transformação e modernização – exemplo destes movimentos é o Marco Legal dos Seguros e visão já mais voltada a mudanças como a longevidade da população”.
O apoio do Grupo Fetra aos corretores
A assessoria oferece suporte para corretores de seguros, ajudando-os a se concentrar na construção de relacionamentos e no aumento de suas vendas.
“O corretor de seguros no Brasil, em linhas gerais, ainda enfrenta uma série de dificuldades para trabalhar o seguro de vida. Penso que o principal está na questão cultural de nossa sociedade – apenas a partir da fixação sobre a importância do seguro de vida na educação financeira conseguiremos avançar nos níveis de proteção de nossas famílias”, explica Felipe.
Vendas e clientes impactados
A Fetra desempenha um papel dinâmico em todos os processos operacionais e comerciais relacionados ao seguro de vida. Mantendo um contato direto e uma relação próxima com as companhias de seguros associadas.
O papel do CVG no fortalecimento do setor
O Clube de Vida e Garantia (CVG) tem um papel essencial na disseminação do seguro de vida e previdência no Brasil. Felipe reforça que a entidade funciona como um pilar técnico e educativo para o setor:
“O CVG tem de figurar como esteio técnico e base para divulgação da importância dos seguros de pessoas na estruturação financeira em nossa sociedade”.
A apólice está em plena ascensão, mas ainda enfrenta desafios culturais e operacionais. A atuação do Grupo Fetra apoia os profissionais nesse processo. Com um ambiente cada vez mais favorável, investir em conscientização, tecnologia e suporte pode ser o caminho para tornar essa proteção mais acessível a todos os brasileiros.