Sancor Seguros

Loovi afirma que atua em conformidade com a regulamentação do setor de seguros; “Alegações são infundadas”, diz nota

Pablo Marçal, coach e ex-candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo / Foto: Divulgação
Pablo Marçal, coach e ex-candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo / Foto: Divulgação

Após denúncia da Fenacor, LTI e Loovi Seguros enviaram posicionamento ao jornal O Globo

No último dia 28 de fevereiro, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) apresentou denúncia por supostas irregularidades da Loovi e da LTI Seguros à Superintendência de Seguros Privados (Susep). A empresa é conhecida nas redes por ter entre um de seus investidores o coach e ex-candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, e é liderada pelo executivo Quézide Cunha.

Entenda o caso

De acordo com a Fenacor, a Loovi Seguros se apresenta como sociedade seguradora autorizada pela Susep, embora não possua tal registro. Na realidade, segundo a entidade, trata-se de uma representante de seguros operada pela CW Technology, que estaria atuando como seguradora sem a devida autorização do órgão regulador. A federação afirma que essa prática pode induzir consumidores ao erro, o que configuraria propaganda enganosa e afronta ao Código de Defesa do Consumidor.

A LTI Seguros, por sua vez, participa do programa Sandbox da Susep (2ª edição), o que lhe permite atuar em seguros de danos com capital autorizado de R$ 1,3 milhão. No entanto, a Fenacor destaca que a controladora da LTI Seguros seria uma das sócias da CW Technology, o que poderia configurar falta de transparência na informação prestada aos consumidores.

A Fenacor também pede a investigação da promoção de sorteios de cobertura grátis de seguro por um ano sem o devido registro ou autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas da Fazenda.

O que dizem Marçal, LTI e Loovi Seguros

Em posicionamento enviado à coluna de Malu Gaspar, em O Globo, Marçal negou ser sócio da empresa. Disse ser investidor, assim como em dezenas de outras companhias. Sobre a falta de registro na Susep, ele indicou que não existe nenhuma irregularidade. “A Loovi é uma insurtech e a LTI é da mesma holding”, justificou.

Em nota, a LTI e a Loovi Seguros indicaram integrar o mesmo grupo econômico. “A Loovi e a LTI Seguros fazem parte do mesmo grupo econômico, com a LTI devidamente autorizada pela Susep (Portaria nº 8.091/2023) e a Loovi atuando como sua representante na distribuição de seguros. Ambas operam com transparência e em total conformidade com a regulamentação do setor”, pontuou. “Ressaltamos, portanto, que as operações seguem as normas vigentes, sendo as alegações infundadas. Além disso, reforçamos nosso respeito aos corretores de seguros e convidamos profissionais interessados a conhecer e comercializar nossos produtos”, finalizou a resposta ao jornal.

O que diz a Susep

A Susep confirmou a apuração da situação em nota enviada ao Universo do Seguro: “No caso de recebimento de denúncias, a Susep atua em conformidade com a legislação vigente. Conforme previsto, após o recebimento da denúncia e a conclusão da instrução do processo administrativo, em que são garantidos de maneira ampla o direito de defesa e do contraditório, a Administração dispõe de até 30 dias para decidir, salvo prorrogação por igual período, devidamente motivada”, explicou a autarquia que supervisiona o setor de seguros no Brasil. “A denúncia apresentada na data de 28 de janeiro de 2025 será processada seguindo todos os parâmetros legais e administrativos”, concluiu a Superintendência.

Total
0
Shares
Anterior
Estratégias e tendências do mercado automotivo dos EUA são temas de evento em Vinhedo (SP)
Estratégias e tendências do mercado automotivo dos EUA são temas de evento em Vinhedo (SP) / Foto: Divulgação

Estratégias e tendências do mercado automotivo dos EUA são temas de evento em Vinhedo (SP)

“O Melhor da NADA 2025” acontece de forma online e presencial,

Próximo
III Fórum Seg News de Direito do Seguro discute os impactos da Nova Lei do Seguro
III Fórum Seg News de Direito do Seguro discute os impactos da Nova Lei do Seguro / Foto: Divulgação

III Fórum Seg News de Direito do Seguro discute os impactos da Nova Lei do Seguro

Veja também