Dados da Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% das PMEs possuem Score PJ até 400
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou uma pesquisa inédita para entender a visão das PMEs sobre a pontuação do Score PJ. O estudo aponta que para 64% das PMEs a pontuação considerada boa para a reputação da sua própria empresa é a partir da faixa de 701.
A pontuação do Score PJ, que varia de 0 a 1000, indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período de tempo. Dentro do grupo que considera o Score acima de 701 como bom, 37% apontam o intervalo ideal entre 701 e 900, e 27% notas ainda mais altas, acima de 901. Já 10% acreditam que uma boa nota para sua empresa está na faixa entre 501 e 700. Apenas 7% consideram pontuação de 301 e 500, e 4% até 300.
Os dados em relação a essa visão exigente sobre o Score mostram pouca variação quando olhamos por segmentos de atuação das PMEs. O destaque está em um certo grau de tolerância dos respondentes de serviços e comércio atacadista para pontuação até 300. 6% das empresas de serviços consideram a faixa até 300 como boa para o Score PJ da sua empresa e 8% do comércio atacadista.
Dados provenientes da base de pequenas e médias empresas da Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% desse público tem o Score até 400.
“Uma pontuação acima de 500 no Score PJ já amplia as chances de a empresa obter um crédito de qualidade, com uma reputação mais robusta perante as instituições financeiras. No entanto, é interessante observar que as PMEs têm uma visão exigente em relação à sua pontuação, considerando faixas acima de 701 como adequadas. Monitorar e cuidar do Score PJ é fundamental, pois a pontuação funciona como uma reputação financeira do negócio. É importante que os negócios conheçam e entendam seu Score, como acontece na pontuação pessoa física. Cerca de 84% dos consumidores já monitoram seu Score, enquanto na pessoa jurídica ainda está na faixa dos 20%. Por isso, trouxemos uma ferramenta explicativa do Score que ajuda as PMEs na compreensão de cada faixa e na visão 360º de cada nota”, explica Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian.
Score dos clientes
Quando o assunto é conceder crédito para outras empresas, o Score PJ passa a ser dado relevante para que o credor tome a melhor decisão. A pesquisa mostra que 75% das PMEs usam o Score PJ para avaliar novos clientes, decidir sobre vendas a prazo e evitar inadimplência. O estudo traz ainda a visão das PMEs sobre a faixa de Score que elas consideram atrativas, olhando para seus clientes. 38% dos respondentes, a maior concentração, acreditam que a faixa entre 701 e 900 reflete um perfil de cliente mais atrativo. 19% das pequenas e médias empresas optaram pela faixa acima de 901 pontos, enquanto 14% entre 501 e 700.
“O Score PJ é também uma ferramenta de gestão de riscos e esses percentuais comprovam que o mercado valoriza mais o cliente que tem o score mais alto, pois as chances de sofrer um calote são menores com esse tipo de perfil. Portanto, a empresa que tem o score mais alto, aumenta suas chances de obter crédito ou comprar a prazo. Quem trabalha com venda B2B precisa olhar para isso com atenção. Avaliar a pontuação dos clientes ou parceiros comerciais permite negociar melhor, evitar perdas e manter o fluxo de caixa saudável. Por isso, é fundamental entender as faixas de pontuação e seu apetite a risco. Fatores como histórico e pontualidade de pagamentos e consultas realizadas, por exemplo, impactam no dia a dia financeiros das empresas e em seu Score.”, conclui Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian.
A consulta do Score PJ próprio pode ser feita de forma gratuita no site da Serasa Experian, disponível em www.empresas.serasaexperian.
Metodologia
Em agosto de 2024, foram entrevistadas 625 empresas de todos os portes, que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.