Companhia se posiciona como agente de desenvolvimento econômico e social
Em 1933, no coração da Espanha Rural, nascia a MAPFRE. A companhia mútua de seguros nasceu com a vocação de compreender a importância do seguro como elemento de proteção pessoal e de desenvolvimento social.
Ignacio Hernando de Larramendi, nos anos de 1950, liderou a modernização da empresa, o que fez a seguradora entrar nos mercados de seguros de automóveis e vida. Este movimento abriu caminho para que a MAPFRE conquistasse a liderança de mercado na Espanha, no início dos anos 1980. Tal liderança consolidou o movimento de diversificação geográfica, em direção à América Latina, e diversificação de negócios para atuar em novas linhas, como o resseguro, a assistência e os riscos globais.
A MAPFRE também priorizou sua atuação além dos negócios em seguros e buscou se posicionar como um agente de desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, foi criada a Fundación MAPFRE, com a ambição de refletir o compromisso da empresa com a sociedade.
Expansão internacional da MAPFRE
A expansão internacional da empresa começou em 1984, com sua entrada em vários países da América Latina. Este processo foi consolidado nas décadas seguintes, sob a liderança de Julio Castelo.
Uma década depois, a MAPFRE tornou-se pública, o que permitiu o aumento de sua base acionária e também da força financeira.
Castelo foi um grande defensor da boa governança no Grupo Segurador. O executivo promoveu a adoção de diferentes códigos de conduta e estabeleceu as bases inovadoras que sempre caracterizaram a MAPFRE na gestão de seguros.
Século XXI
Ao chegar no século XXI, a MAPFRE contava com a liderança de José Manuel Martínez. Neste período, a MAPFRE continuou a avançar, através do impulso definitivo aos negócios internacionais, através do desenvolvimento do canal bancassurance, assim como em termos de boa governança e transparência, com a desmutualização da empresa, em 2006.
Todos os negócios do grupo foram integrados na MAPFRE S.A., nova empresa cotada na bolsa. Tal movimento permitiu que a companhia desse sequência aos projetos de crescimento e expansão, além de assumir novos e melhores padrões de gestão e governança.
Além disso, a MAPFRE também ingressou em dois grandes mercados, como os Estados Unidos (onde opera em 14 estados e possui a liderança no setor automotivo em Massachusetts) e na Turquia.
Em 2012, Antonio Huertas assumiu a presidência do Grupo Segurador. O executivo tem tido sua gestão marcada pela promoção de multicanais, a transformação cultural e organizacional e a digitalização do grupo.
Desafios da última década
A última década foi a mais complexa da história recente e incluiu uma pandemia que paralisou o planeta. Foi neste período que a empresa expandiu para novos mercados na Europa e na Ásia, tanto com o negócio de seguros, quanto resseguros, assistência e riscos globais.
Grupo global e diversificado, a MAPFRE é solvente e sólida, competindo mundialmente com os principais líderes mundiais do setor. Além disso, a companhia possui participação cada vez mais importante na gestão de investimentos e ativos.
Atualmente, o Grupo atende os clientes em absolutamente todos os canais e tem focado seus esforços em acelerar a digitalização da empresa, caminhando para novos modelos de negócios – em decorrência da era tecnológica e digital mais disruptiva que já experimentamos. Sempre com o objetivo de continuar oferecer as melhores soluções e serviços.
Os valores e o compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a sociedade – que são a essência diferencial da empresa -, não apenas são mantidos, mas intensificados com uma ambiciosa estratégia de sustentabilidade. Tais esforços visam contribuir com as Metas de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.
Os primeiros 90 anos de história, na visão da MAPFRE, foram construídos graças aos milhões de clientes que tornaram isso possível e à grande comunidade de funcionários e colaboradores que levam os valores e vocação dos serviços da companhia ao redor do mundo.