Presente no Brasil desde 1992, a MAPFRE é uma empresa global especialista na prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e assistência. A companhia tem negócios em mais de 100 países e está presente nos cinco continentes e, ao longo dos anos, se estabeleceu e passou a ter o Brasil como um mercado estratégico e uma operação importante fora da Espanha.
No Brasil, a MAPFRE tem mais de 4 mil colaboradores e um portfólio completo com soluções que vão de seguros, assistência, previdência e saúde até investimentos, capitalização e consórcios. A companhia atende milhões de clientes por meio de uma rede formada por mais de 19 mil corretores em todo território nacional.
No mercado de seguros, a MAPFRE Brasil conta com proteções para todas as necessidades dos clientes nos segmentos de automóvel, grandes riscos, residencial, massificados e rural. No negócio de Previdência e Vida Resgatável conta com R$ 2,8 bilhões de ativos administrados.
A MAPFRE Assistência é especializada no atendimento a empresas referências em diversos segmentos de mercado como: montadoras, seguradoras e instituições financeiras. Possui um amplo portfólio de produtos e serviços e uma vasta rede de prestadores. Atua com mais de 18 milhões de consumidores no Brasil e registra cerca de 290 mil atendimentos por ano.
A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Ela atua para disseminar valores, promover o acesso à informação e à cultura, além de contribuir com o bem-estar da sociedade e com o fomento da inovação social. No Brasil, a instituição apoia e desenvolve iniciativas nas áreas de Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Ação Social. Em 2018, suas iniciativas impactaram cerca de 2 milhões de brasileiros.
Em julho, a companhia anunciou uma prévia de seu balanço global relativo ao primeiro semestre de 2022, com informações sobre prêmios por regiões e unidades de negócios. A companhia aumentou sua receita de prêmios em 7,3% de janeiro a junho deste ano em comparação ao mesmo período de 2021, com um volume de 12,5 bilhões de euros em todo o mundo. A receita de prêmios de seguros cresceu 8,5%, enquanto a MAPFRE RE teve um aumento de 13,9%.
O Brasil teve participação significativa nos resultados da companhia, com cerca 40,4% de crescimento em prêmios, totalizando 2,24 bilhões de euros. O fato foi alavancado, principalmente, pela evolução dos negócios rurais, de Vida Risco e os seguros de automóveis, que cresceram 72,4%, 23,4% e 40,9%, respectivamente.
Em relação aos ramos, Seguros Gerais continua sendo aquele que proporciona maior volume de negócios à companhia, com 1,25 bilhões de euros (+53%), sendo seguido pelo seguro de Vida, com prêmios de 669 milhões de euros (+21,4%) e Automóveis, que cresceu 40,9% e atingiu 312 milhões de euros.
A MAPFRE no mundo
Os prêmios da MAPFRE cresceram 7,3% na média mundial na primeira metade deste ano, alcançando 12,51 bilhões de euros. O destaque do desempenho ficou para a evolução do negócio Não Vida (+8,1%) graças à melhoria nos ramos de Automóveis e Seguros Gerais. Trata-se do maior volume semestral em prêmios dos últimos cinco anos, apesar do contexto econômico global no período. A receita do Grupo, nos seis primeiros meses do ano, aumentou para 14,8 bilhões de euros, o que representa um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A MAPFRE transformou-se na maior seguradora da América Latina, melhorando sua rentabilidade. A MAPFRE RE (negócio ressegurador e o de riscos globais) teve um notável crescimento em prêmios de 13,9%.
É destacável também a redução da sinistralidade derivada da Covid-19, com um impacto acumulado em 2022 de 73 milhões de euros (dos quais 27 milhões de euros correspondem ao período abril-junho). Por outro lado, a volta à normalidade após a eliminação das restrições de mobilidade traduziu-se em um aumento da sinistralidade no ramo de Automóveis em praticamente todos os mercados em que a MAPFRE atua.
A taxa combinada, no fim de junho, ficou em 98,3%, com um aumento de 3,2%, consequência do citado aumento da sinistralidade de automóveis em conjunto com a alta inflação a nível mundial, o que afetou o custo médio dos prêmios dos diferentes ramos do negócio.
Novas parcerias
A Mapfre anunciou parceria com a XP Inc. no segmento de Seguro de Vida. Juntas, elas irão oferecer o Bién Vivir, produto inovador da MAPFRE e que se diferencia por possibilitar o resgate em vida.
A parceria das duas empresas vem ao encontro de uma demanda crescente dos clientes por opções simples e flexíveis em termos de seguro de vida. Ao longo da vigência do seguro, parte do prêmio (valor pago pela apólice) é aplicado em fundo de investimentos e como a proteção é continuada, o cliente terá a possibilidade do resgate total do prêmio (valor pago do seguro).
A comercialização do Bién Vivir será feita com os corretores de seguros que atuam nos escritórios da rede de agentes autônomos da XP Inc. O conhecimento desses profissionais, associado à tecnologia, será um diferencial para oferecer o Bién Vivir aos clientes.
A parceria entre as duas companhias é também uma oportunidade significativa para atingir maior capilaridade com o produto. A XP Seguros conta, hoje, com R$ 50 bilhões em ativos sob custódia e é líder absoluta do mercado em portabilidades e captação líquida. Possui um total de 237 planos de previdência, sendo 141 produtos para varejo e 96 fundos exclusivos. A chegada da MAPFRE reforça o marketplace da empresa, que já conta com Prudential, MAG, MetLife, Icatu e Omint.
O post Mapfre considera Brasil estratégico em sua operação apareceu primeiro em Genebra Seguros.