Bradesco Seguros

MAPFRE lança solução empresarial voltada a mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos

Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE / Foto: Universo do Seguro
Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE / Foto: Universo do Seguro

Novidade é voltada aos gestores e administradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)

A cada 30 segundos uma pessoa completa 60 anos de idade no Brasil, em um universo total de mais de 33 milhões de pessoas, conforme projeções da SeniorLAB para o ano de 2024. A estimativa está em linha com as projeções de 2022 do Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde essa camada chega a 15,8% do total da população brasileira. A maior parte está concentrada na faixa entre 60 e 64 anos, em um total de 9,9 milhões de pessoas, ainda segundo os dados do IBGE.

O CEO da MAPFRE, Felipe Nascimento, aponta o desejo da companhia em atender as necessidades também dessa faixa etária. “Observamos diversas transformações na sociedade, com a idade não sendo um obstáculo para a independência. Desejamos oferecer ferramentas de proteção e inclusão, algo que tem total relação com os aspectos ASG – Ambiental, Social e Governança”, afirma. “Desejamos abraçar as distintas camadas da sociedade para suprir suas necessidades”, completa.

MAPFRE Empresarial Sênior

Neste sentido, chega ao mercado o novo MAPFRE Empresarial Sênior. O produto é voltado aos gestores e administradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). “O produto engloba não apenas a proteção patrimonial, como também uma série de assistências e soluções completas em responsabilidade civil. A nova solução foi implementada inicialmente no Terça da Serra Residencial Sênior e agora pode ser ofertada às demais instituições do gênero em todo o país através dos nossos corretores parceiros”, conta Ivo Kanashiro, Superintendente de Sustentabilidade da seguradora no Brasil.

A Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, destaca o comprometimento das áreas técnicas e comerciais da empresa envolvidas no desenvolvimento da novidade. “Esse produto voltado para Sênior Living possui total relação com nosso projeto de sustentabilidade, além de ser uma questão estratégica e representar um dos focos da nossa companhia”, diz ao revelar que a experiência do consumidor é central para este lançamento. “Acreditamos que o seguro precisa se adaptar através da escuta ativa. O segmento sênior faz parte de nossas iniciativas em nível global, criando oportunidades para esse público olhando as demandas reais desse segmento e desenvolvendo soluções. Não podemos deixar nenhuma camada da sociedade fora do nosso modelo de negócio”, acrescenta.

Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE no Brasil / Foto: Universo do Seguro
Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE no Brasil / Foto: Universo do Seguro

O MAPFRE Empresarial Sênior visa atender questões como:

  • Desafios e riscos ao negócio e ao empresário;
  • Segurança dos idosos sob os cuidados;
  • Segurança dos colaboradores;
  • Mantimento da operação funcional, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Proteção à sustentabilidade financeira do negócio;
  • Proteção do patrimônio, estruturas físicas e operacionais.

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)

Os representantes da Terça da Serra Residencial Sênior, Joyce Duarte e Pedro Moraes, demonstram que o novo seguro desenvolvido pela MAPFRE está em linha com o profissionalismo necessário para o desenvolvimento das ILPIs. “Procurávamos por soluções deste tipo no mercado. Estamos dando o primeiro passo no sentido do profissionalismo neste assunto tão delicado, que é o das casas de repouso”. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as ILPIs “são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania”.

Pedro Moraes e Joyce Duarte, representantes da Terça da Serra Residencial Sênior / Foto: Universo do Seguro
Pedro Moraes e Joyce Duarte, representantes da Terça da Serra Residencial Sênior / Foto: Universo do Seguro

Outra parceria relevante do MAPFRE Empresarial Sênior se dá com a Unicred. O Presidente do Conselho de Administração da entidade, Odair Stopiglia, comenta que a Unicred tem o intuito de participar dessa construção de maneira sólida. “Somos uma instituição financeira cooperativa, com foco em saúde, apesar de sermos de livre admissão. Este novo produto possui total conexão com as nossas iniciativas. Contamos com mais de 250 mil cooperados em todo o país, com expertise em saúde, medicina e hospitais”, exemplifica.

Odair Stopiglia, Presidente do Conselho de Administração da Unicred / Foto: Universo do Seguro
Odair Stopiglia, Presidente do Conselho de Administração da Unicred / Foto: Universo do Seguro

“O Brasil mais sênior da história”

Martin Henkel, Fundador da SeniorLAB, indica que o novo lançamento da MAPFRE possui total relação com a atual fase vivida pelo Brasil rumo à longevidade. “Isso, entretanto, não acaba com o preconceito existente contra as ILPIs. Existe um receio de julgamento da sociedade e a obrigação dos filhos em cuidar dos pais idosos, além da memória dos antigos modelos de cuidado (asilos)”, analisa. Além disso, o especialista alerta para uma série de outras questões envolvendo o cuidado de pessoas que ultrapassam os 60 anos no ambiente familiar. “É preciso verificar outras questões, como as condições emocionais de cuidadores e familiares. As pessoas superestimam sua capacidade em cuidar de um idoso, bem como as despesas diretas e indiretas do cuidado domiciliar, isso sem considerar o grau de solidão que essa prática causa ao idoso”, complementa.

Ele apresenta alguns dados adicionais averiguados pela SeniorLAB ao abordar que, através de diversas técnicas e questões de sociabilidade, é possível melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e suas respectivas famílias.

  • 95% do cuidado e familiar não é remunerado;
  • 75% são cônjuges ou filhas(os);
  • 80% são mulheres com idade média de 50 anos;
  • 53% dedicam-se exclusivamente ao cuidado do idoso;
  • 55% são casados(as);
  • 50% possuem apenas ensino médio;
  • 80% exercem a função de cuidador por mais de 2 anos;
  • 80% dos cuidadores residem com o idoso;
  • 57% dedicam-se ao idoso entre 13 e 24 horas.

Henkel também cita dados da Revista Unifesp sobre o custo direto para o tratamento e cuidado doméstico de um idoso demenciado. “O custo mensal é estimado em R$ 7,2 mil. Agora, considerando que exista uma equipe de quatro cuidadores, o valor com encargos, férias e décimo terceiro pode girar em torno de R$ 12 mil mensais”, sublinha.

Martin Henkel, Fundador da SeniorLAB / Foto: Universo do Seguro
Martin Henkel, Fundador da SeniorLAB / Foto: Universo do Seguro

O Fundador da SeniorLAB compartilha que a seguradora fez uma verdadeira imersão para compreender como seus produtos poderiam impactar positivamente nas pessoas que estão fazendo a transição da maturidade para a velhice. “Quando as pessoas estão na maturidade elas ainda estão ativas, mas já começam a enfrentar questões relacionadas com as atividades instrumentais da vida diária. O cenário, todavia, se agrava para dificuldades mais básicas conforme o avanço da idade”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
BB Previdência cresce 13,85% e atinge R$ 8,46 bilhões em ativos
Sandro Grando, Diretor-presidente; Ricardo Serone, Diretor Financeiro e de Investimentos; e Vinícius Resende, Diretor de Clientes da BB Previdência / Foto: Divulgação

BB Previdência cresce 13,85% e atinge R$ 8,46 bilhões em ativos

Relatório Anual de Informação acaba de ser divulgado e traz também expansão no

Próximo
Com duas indicações ao Prêmio Shell e sete ao Prêmio APTR, musical Kafka e a Boneca Viajante chega a Goiânia em três sessões
Com duas indicações ao Prêmio Shell e sete ao Prêmio APTR, musical Kafka e a Boneca Viajante chega a Goiânia em três sessões / Foto: Divulgação

Com duas indicações ao Prêmio Shell e sete ao Prêmio APTR, musical Kafka e a Boneca Viajante chega a Goiânia em três sessões

Depois de ser visto por mais de 17 mil pessoas em seis capitais, montagem com

Veja também