A partir da adoção de ferramentas da Microsoft, foi possível reduzir custos e diminuir o estoque médio no centro de distribuição em 30%; tarefas administrativas relacionadas ao tratamento de gorjetas para folha de pagamento também tiveram erros minimizados e uso de IA para segurança aprimorou a detecção de ameaças
As redes de restaurantes Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no Brasil, estão implementando uma transformação digital significativa para aprimorar seus negócios e melhorar a experiência do cliente. Após a implementação de soluções da Microsoft, a operação das marcas já observa ganhos nos processos de logística e abastecimento, com redução de custos e na diminuição do estoque médio no centro de distribuição em 30%. Além disso, tarefas administrativas, como tratamento de gorjetas para importação na folha de pagamento forma automatizados e tiveram erros minimizados, e o uso de inteligência artificial (IA) para segurança aprimorou a detecção de ameaças.
Daniel Barbosa, vice-presidente de Estratégia, Tecnologia e Supply das marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil, embarcou a organização em uma jornada de transformação digital e segurança cibernética. “O desdobramento da nossa estratégia foca em 3 pontos fundamentais: resiliência e melhoria operacional das áreas de negócio, democratização e proteção dos dados, e digitalização dos pontos de contato com o consumidor. Hoje, operamos 193 restaurantes no total somando as três marcas, e em crescimento acelerado”, explica.
Daniel também acrescenta que reduzir o tempo do estoque médio, ou seja, o período em que os produtos estão armazenados, otimizou os processos de distribuição e no planejamento para abastecer os restaurantes, evitando desperdício de alimentos e otimizando o fluxo de caixa do grupo.
A adoção das soluções de nuvem e a integração de automação de processos robóticos (RPA) melhorou os processos de aquisição, criando ordens de compra automaticamente e destacando a resiliência e facilidade de manutenção no ERP, sem incidentes desde o GoLive em 2019. A Segurança da Informação se tornou um pilar estratégico para a empresa, com uma defesa robusta que protege dados e transações contra ameaças cibernéticas em um nível avançado. A abordagem da companhia incorpora detecção e resposta rápida a anomalias, assegurando confiança e resiliência em todas as operações e impulsionando a competitividade no mercado.
A automação de processos administrativos economizou mais de 1600 horas por ano, reduzindo tarefas repetitivas e minimizando erros. Com 193 restaurantes em operação, o processo de validação das gorjetas para inclusão nas folhas de pagamento demandava diversas horas do time de RH na validação, com a tecnologia, o upload dos dados é feito de maneira automática e o sistema também cruza as informações, gerando a validação inicial para ser revisada pelos profissionais da área, que agora levam menos tempo na tarefa. Além disso, a governança de dados foi aprimorada, garantindo mais conformidade com normas regulatórias e diminuindo os riscos de exposição de dados.
“Conseguimos adotar soluções unificadas que se conectam com as diferentes áreas de atuação da companhia e se encaixaram na estratégia e sustentabilidade dos pilares de transformação da operação das nossas redes de restaurantes. Implementamos o Power Automate para automação de processos robóticos, o Microsoft Defender para defesa contra ameaças cibernéticas e o Microsoft Purview para governança de dados, melhorando a eficiência operacional e a segurança”, destaca Marcos Nogueira, diretor de Tecnologia das marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil.
Impacto positivo e futuro promissor
A transformação digital dos restaurantes Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil resultou em uma experiência aprimorada para os clientes, com maior segurança e confiança nas operações da empresa. A implementação do Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) otimizou a cadeia de suprimentos, reduzindo o estoque médio e melhorando a eficiência operacional.
“Planejamos integrar ainda mais a inteligência artificial em nossas operações com a adoção do Microsoft Copilot 365 e do Microsoft Fabric, alcançando novos níveis de eficiência na automação e análise preditiva de dados. Com essas ferramentas avançadas, as marcas estarão à frente no mercado de food service, utilizando inteligência artificial para melhorar a precisão de previsões, reduzir custos operacionais e otimizar a gestão da cadeia de suprimentos”, diz Daniel Barbosa.
“Lidar com um segmento dinâmico como o de alimentação, exige muitos processos que passam pelo gerenciamento de estoque, distribuição e termina na experiência do cliente final. Ter uma estratégia robusta na eficiência das operações é essencial para garantir a otimização dos custos, o planejamento, e impacta, inclusive, na sustentabilidade, evitando o desperdício de alimentos e recursos. Nossa colaboração permitiu desenharmos as soluções adequadas para as necessidades de negócios unindo tecnologia e consultoria especializada”, afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.