Campanha oferece exames gratuitos para ampliar o diagnóstico precoce
A Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade promovem, ao longo de março, uma série de ações para reforçar a conscientização e ampliar o acesso a exames de prevenção ao câncer de intestino. Durante o Março Azul, clientes da Unimed Franca com mais de 45 anos poderão realizar exames gratuitos, como os testes de sangue oculto, sem necessidade de encaminhamento médico. O objetivo da campanha é facilitar o diagnóstico precoce e incentivar hábitos preventivos contra um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil.
Uma das iniciativas oferecidas é a isenção da cobrança de guia para o exame de sangue oculto nas fezes durante todo o mês de março. Os pacientes da Unimed Franca poderão realizar o exame gratuitamente nos pontos de coleta: laboratório São Joaquim Hospital e Maternidade, na Rua Antônio Torres Penedo, 242, e no Centro Multidisciplinar Unimed, na Rua Edward Scarabucci Teixeira, 1691. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira em horários específicos e, aos sábados, no Centro Multidisciplinar.
A campanha ocorre em um cenário de alerta para o câncer de intestino, que já é o segundo mais comum no Brasil entre homens e mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Pesquisas indicam que a incidência da doença está crescendo globalmente, especialmente entre a população mais jovem. Um estudo publicado na revista científica The Lancet Oncology revelou que o câncer colorretal de início precoce (entre 25 e 49 anos) tem aumentado em 27 dos 50 países analisados. Especialistas apontam que fatores como sedentarismo, alimentação pobre em fibras e consumo excessivo de alimentos ultraprocessados podem estar contribuindo para essa tendência.
Para reforçar a importância da prevenção, a Unimed Franca também lançará uma edição especial da série Unimed Orienta de Março Azul, com conteúdos educativos em seus canais digitais. A especialista em Cirurgia Geral, Gastroenterologia e Proctologia, Dra. Andreza Brito, abordará temas como sinais de alerta, importância dos exames preventivos e fatores de risco associados ao câncer colorretal.
Segundo o Dr. Marco Aurélio Dainezi, Diretor de Mercado da Unimed Franca e especialista em Cirurgia Geral, Gastroenterologia e Proctologia, as ações do Março Azul reforçam a importância do diagnóstico precoce na redução da mortalidade da doença. “O câncer de intestino pode ser tratado com sucesso quando identificado precocemente. Com a isenção da cobrança de guia, buscamos facilitar o acesso a exames essenciais e incentivar uma cultura de prevenção”, afirma.
Com essas iniciativas, a Unimed Franca fortalece o compromisso com a saúde preventiva, promovendo ações que ampliam o acesso ao diagnóstico e incentivam hábitos que podem reduzir a incidência do câncer de intestino.