MDR debate gestão do Sistema Guarani de Aquíferos com países sul-americanos

O Ministério do Desenvolvimento Regional participa, nesta quarta-feira (31/8) e quinta-feira (1/9), em Montevidéu, de reunião sobre a implementação do programa de ação estratégica do Sistema Guarani de Aquíferos (SAG): viabilizando ações regionais. Estiveram presentes coordenadores nacionais de projetos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Durante o encontro, serão discutidos e propostos um arranjo para a coordenação técnica do programa e instrumentos de gestão regional que permitirão a implementação coordenada e harmonizada de ações prioritárias que assegurem a sustentabilidade a longo prazo do aquífero.

Representante do MDR no evento, o coordenador-geral de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Anderson Bezerra destacou a importância dos encontros com os demais países e sobre o papel do MDR, que é um dos coordenadores nacionais do projeto.

“Temos o papel principal de articular os diversos atores envolvidos na gestão de aquíferos, mais particularmente para o Sistema Guarani. A política de recursos hídricos do Brasil define o duplo domínio das águas, sendo as subterrâneas de domínio dos estados. É importante que a gente possa articular com todos esses atores”, enfatizou Anderson Bezerra.

Outros objetivos previstos no projeto são o manejo sustentável do aquífero, possibilitado por um projeto conjunto de rede de monitoramento, troca de dados e respectivos protocolos, e o acordo entre os países sobre protocolos para monitoramento de dados, com objetivo de implementação de estratégias conjuntas eficazes para a queda de impactos transfronteiriços.

O Sistema Aquífero Guarani

O Sistema Aquífero Guarani é formado por rochas arenosas e tem uma das maiores reservas de água doce do mundo. O Brasil sedia 61,65% do sistema, mais precisamente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, enquanto 20,98% estão na Argentina, 8,05%, no Paraguai e 3,32%, no Uruguai.

O SAG representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

]]>Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Câmara aprova MP que ajusta créditos tributários para produtores e vendedores de combustíveis

Câmara aprova MP que ajusta créditos tributários para produtores e vendedores de combustíveis

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados Deputados em sessão do Plenário A Câmara dos

Próximo
Deputados aprovam urgência para projeto que prevê revisão periódica de valores pagos pelo SUS

Deputados aprovam urgência para projeto que prevê revisão periódica de valores pagos pelo SUS

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Brito: hospitais e entidades filantrópicas

Veja também