O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estará representado no 1º Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária, voltado a atores envolvidos na gestão do trânsito e da mobilidade urbana na Região Norte. O evento tem como objetivo apresentar a prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito e mobilidade urbana ferramentas de gestão integradas aos princípios da ação Visão Zero e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O intuito é fomentar a segurança no trânsito e o desenvolvimento da mobilidade urbana nos municípios.
O encontro ocorrerá presencialmente no Auditório da Associação Comercial do Pará (ACP), em Belém, nestas quarta (24) e quinta-feira (25). Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Infraestrutura (MInfra) no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link.
A Visão Zero é um conceito criado na Suécia na década de 1990, que se baseia na premissa de que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade, sobrepondo-se à eficiência da mobilidade e a quaisquer outros objetivos dos sistemas viários e de transporte. Já o PNATRANS foi instituído em 2018 e conta com 160 ações voltadas à redução, ao final do prazo de 10 anos, de, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito no Brasil.
O evento contará com palestras e oficinas para apresentar ferramentas de gestão do trânsito que promovam boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização, visando o fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito e a implementação dos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
A PNMU é implementada pelo MDR e tem o objetivo de promover o acesso aos serviços básicos de mobilidade urbana, proporcionar melhorias nas condições urbanas referentes à mobilidade, promover o desenvolvimento sustentável e consolidar a gestão democrática para o contínuo aprimoramento da mobilidade urbana.
“O Encontro Regional é uma boa oportunidade para termos contato mais direto com os gestores municipais e mostrarmos a importância de uma gestão eficiente e planejada da mobilidade urbana e do trânsito. Dessa maneira, poderemos ter cidades mais amigáveis e que permitam deslocamentos mais eficientes, melhorando, assim, a qualidade de vida da população”, destaca a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda.
O Ministério do Desenvolvimento Regional será representado pelo coordenador-geral de Análise de Empreendimentos da Pasta, Aguiar Costa. Na tarde de quarta-feira, ele participa do painel “Planejamento e Financiamento da Mobilidade Urbana”.
Outras regiões
Em abril, o MDR também participou da etapa Nordeste dos Encontros Regionais e, em junho, da fase Sul. Nos próximos meses, haverá rodadas de conversas com representantes das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
O evento é fruto de uma parceria entre a Pasta, os ministérios da Infraestrutura e da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), do Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Centran-PA), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP).
Confira a programação completa: