Representantes de 19 estados participaram, nesta terça-feira (22), do IV Encontro das Áreas de Capacitação em Proteção de Defesa Civil. Promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec/MDR), a reunião teve como objetivo o compartilhamento de experiências e a apresentação dos resultados da gestão e do planejamento para 2023.
O destaque foi o aumento do número de certificados emitidos no período. No final de 2019, foram 443 certificações. Já em 2022, o número chegou a 9.818. Segundo a coordenadora de Capacitação da Sedec, Lidiane de Souza, o crescimento se deve à divulgação dos cursos na modalidade EaD durante a pandemia. Ela explicou que, atualmente, há 34 capacitações gratuitas disponíveis para os gestores.
“Os cursos estão disponíveis no portal do MDR. Além disso, temos como novidade as certificações especiais da Escola Virtual do Governo, que é um conjunto de cursos em temáticas relacionadas à proteção e defesa civil, como o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Quem concluir os cursos receberá pins que comprovam que estão capacitados para atuar”, detalhou Lidiane.
Segundo a coordenadora, nesse encontro, foi apresentado o trabalho de capacitação realizado pela Defesa Civil Nacional. "Assim como os estados nos retornaram sobre as suas capacitações. Essa troca de informação é muito importante, pois um complementa o outro, aprimorando a atuação. Tivemos grande participação dos gestores locais e já estamos planejando o próximo”, contou.
Para 2023, a Sedec irá lançar mais três novas capacitações ainda no primeiro semestre (Gerenciamento de Abrigos, Formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e Conceitos e Práticas nas Ações Imediatas para Resposta a Desastres) e duas certificações especiais (Monitoramento e Alerta e Planos de Contingência).
Rio Grande do Norte
Flávia dos Anjos, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte (COPDEC-RN), fez uma breve apresentação dos resultados no estado e destacou ao Governo Federal as principais dificuldades encontradas.
“Em 2022, emitimos 246 certificados de cursos de capacitação oferecidos pelo MDR. Entre os obstáculos, identificamos a falta de uma matriz curricular nacional, bem como a alta rotatividade dos coordenadores municipais. Esperamos lançar o Manual do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil para mudar esse cenário”, adiantou.
Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp
Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.
Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.