Sancor Seguros

Mitos e verdades sobre a contratação de seguros empresariais

Foto por: Scott Graham/ Unsplash Images
Foto por: Scott Graham/ Unsplash Images

A contratação de seguros ainda é cercada por mitos. Para André Andrade, da Avla Brasil, o seguro deve ser visto como investimento estratégico para a continuidade dos negócios

Ainda há muitos mitos e incertezas sobre a contratação de seguros empresariais. Para algumas empresas, o seguro continua sendo visto apenas como uma exigência burocrática, quando na verdade, pode ser uma ferramenta essencial para proteger o negócio, minimizar riscos e garantir a continuidade das operações diante de imprevistos.

Para André Andrade, head de Marketing da Avla Brasil, insurtech especializada em soluções para o setor B2B, entender o papel estratégico do seguro é fundamental para qualquer organização, independentemente do porte ou segmento. E para entender melhor quais informações são ou não verdadeiras, ele traz alguns pontos que ainda podem ser motivo de dúvidas.

Seguro empresarial é só para grandes empresas: Mito

Negócios de todos os tamanhos estão expostos a riscos. Pequenas e médias empresas também precisam de proteção personalizada, com coberturas adequadas à sua realidade. O importante é entender as particularidades da operação e buscar soluções que façam sentido para o perfil do negócio

O seguro cobre mais do que danos físicos: Verdade

As coberturas vão muito além da estrutura física. É possível incluir proteção de responsabilidade civil, contra fraudes internas e externas, interrupções nas atividades da empresa e até riscos digitais, como ataques cibernéticos e vazamento de dados.

As seguradoras não oferecem suporte e benefícios adicionais: Mito

Hoje, o seguro empresarial evoluiu para ser também uma ferramenta de gestão de riscos. Além das indenizações, muitas seguradoras oferecem serviços como consultoria, suporte jurídico, assistência emergencial e ações preventivas — ampliando a proteção e apoiando a empresa na continuidade de suas atividades.

É possível contratar seguro online, de forma rápida e prática: Verdade

Com a digitalização do setor, processos que antes exigiam tempo e deslocamento agora podem ser feitos em poucos minutos. Cotações, envio de documentos e contratação de apólices estão acessíveis online, o que facilita especialmente para pequenos negócios.

Contratar um seguro padrão é a melhor opção para qualquer empresa: Mito

Cada empresa tem um perfil de risco diferente. Um restaurante, por exemplo, enfrenta desafios bem distintos de um e-commerce ou um escritório. Por isso, contar com uma análise personalizada é essencial para contratar um seguro que realmente ofereça a proteção necessária.

Seguro empresarial traz segurança e ajuda na continuidade do negócio: Verdade

Em caso de sinistro, a apólice funciona como um suporte fundamental. Isso pode reduzir prejuízos, evitar interrupções prolongadas e pode até salvar a empresa de um fechamento definitivo. Diante de um cenário empresarial cada vez mais imprevisível, o seguro deixa de ser um item secundário e passa a ocupar um papel estratégico na gestão integrada das empresas.

À medida que os riscos do ambiente empresarial se tornam mais complexos, o seguro deixa de ser um item secundário para ocupar um lugar de destaque na gestão de negócios. Desmistificar conceitos ultrapassados é o primeiro passo para uma cultura empresarial mais preparada e resiliente. Seja para proteger o patrimônio, garantir a continuidade das operações ou fortalecer a imagem da marca, o seguro empresarial é uma decisão que combina cautela com visão de futuro.

Total
0
Shares
Anterior
Novas regras da ANS transformam o setor de planos de saúde: o que muda para corretores e empresas?
Freepik - Divulgação

Novas regras da ANS transformam o setor de planos de saúde: o que muda para corretores e empresas?

Atualizações impactam reajustes, coberturas e cancelamentos, exigindo mais

Próximo
Jose Vargas Favero assume como Vice-Presidente Executivo e lidera a nova região das Américas da Provenir
Jose Luis Vargas Favero, VP Executivo e Gerente Geral da Provenir

Jose Vargas Favero assume como Vice-Presidente Executivo e lidera a nova região das Américas da Provenir

A Provenir, líder global em soluções de decisão orientadas por inteligência

Veja também