Consolidação das operações no Brasil com destaque para eficiência operacional e rentabilidade acima da média do setor contribuíram para o resultado
A Moody’s Investors Services, uma das principais agências globais de classificação de crédito e análise de risco, atribuiu à Nu Financeira a prestigiosa classificação de grau de investimento AAA.br e Ba2 em escala global destacando o desempenho excepcional da empresa e a bem-sucedida consolidação de suas operações no Brasil. Essa decisão foi baseada na posição do Nubank no segmento varejista, com uma impressionante base de clientes de 80 milhões no país (dado referente ao fechamento de Junho, 2023) e uma forte presença na indústria de cartões de crédito.
Os resultados financeiros excepcionais do Nubank foram um fator-chave na decisão de classificação, com um lucro líquido de R$1,9 bilhão no primeiro semestre de 2023. E, principalmente, destaca-se a rentabilidade da Nu Financeira, medida pelo índice de lucro líquido anualizado sobre os ativos tangíveis, que alcançou impressionantes 2,4%, superando a média dos bancos do Sistema Financeiro Nacional do Brasil que estão, hoje, em 1,5%, de acordo com os cálculos da Moody’s.
As sólidas práticas de gestão de riscos do Nubank foram destacadas como essenciais em sua classificação positiva. A empresa mantém níveis confortáveis de capital regulatório e taxas de inadimplência controladas. Além disso, a Nu Financeira possui alta liquidez, com uma carteira de empréstimos predominantemente composta por créditos de curto prazo provenientes de sua ampla base de clientes.
Diversificação de portfólio com foco nos clientes
A estratégia do Nubank de diversificar seu portfólio para atender a sua ampla base de clientes também foi destacada. A empresa lançou com sucesso produtos e serviços complementares, incluindo marketplace, seguros, corretagem de investimentos e empréstimos consignados. A ampla aceitação e desempenho dessas novas ofertas refletem a abordagem centrada no cliente do Nubank, colocando as necessidades dos clientes no centro de suas operações.
O que esperar para o futuro
A Moody’s prevê um crescimento contínuo para a Nu Financeira, resultando em uma forte rentabilidade para a empresa. Essa previsão é apoiada pelo aumento esperado nas receitas por cliente e pela manutenção de uma estrutura operacional de baixo custo, fatores essenciais que contribuem para melhorias contínuas na eficiência operacional. “A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Nu Financeira continuará expandindo gradualmente suas operações, mantendo índices sólidos de capital e rentabilidade nos próximos 12 a 18 meses”, destaca o relatório.
“A classificação da Moody’s atesta a qualidade do trabalho que temos feito ao longo dos últimos 10 anos e reforça que nosso modelo de negócio é sólido. E este é apenas o começo da nossa história. Estamos muito confiantes na nossa estratégia de expansão na América Latina, onde há um enorme mercado que ainda tem muito a se beneficiar com a modernização do sistema financeiro. Além disso, a diversificação do nosso portfólio tem trazido excelentes resultados e ainda temos muito a crescer nessa frente”, afirma David Vélez, CEO e fundador do Nubank.
Classificação global Ba2
Em uma escala global, o Nubank Brasil recebeu da Moody’s a classificação Ba2, que coloca a empresa no mesmo patamar do rating soberano do Brasil e dos maiores bancos incumbentes do país. Em linha com a metodologia adotada pela Moody’s, à Nu Holdings foi atribuído rating Ba3, também em escala global. A Nu Holdings engloba todas as empresas do Nubank, incluindo suas operações no México e na Colômbia.
De acordo com a análise realizada sobre o negócio da Nu Financeira no Brasil, o relatório da Moody’s destaca a sólida capitalização da empresa e sua ampla base de clientes como pontos fortes significativos. Além disso, a liquidez é enfatizada, uma vez que, em junho de 2023, os ativos líquidos do Nubank representavam 50,5% de seus ativos tangíveis, muito acima da média de 35,5% para os principais bancos varejistas no Brasil, de acordo com a Moody’s. “Embora seja provável que essa proporção diminua gradualmente nos próximos 12 a 18 meses, o volume geral de ativos líquidos do Nubank permanecerá em níveis sólidos e será suficientemente grande para cobrir obrigações de curto prazo”, finaliza o porta-voz da Moody’s.
À medida que o Nubank continua a expandir e fortalecer suas operações, permanece comprometido em oferecer serviços financeiros excepcionais aos seus clientes, ao mesmo tempo em que mantém sua forte posição de capital e métricas de rentabilidade.
Os comunicados feitos pela Moody’s estão disponíveis em seu website global, para o Ba2 da Nu Financeira e Ba3 da Nu Holdings, e no local, para o AAA.br. da Nu Financeira.